(continuação) Pela sequencia do
Evangelho de Mateus, acrescento as passagens similares nos outros evangelhos.
Tentando seguir a cronologia, vou inserindo passagens de outros evangelhos que
não foram redigidas por Mateus.
“Também
o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem
achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra
aquele campo.
Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.[1]”
Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.[1]”
Mateus 13:44-46
PARÁBOLA DA
REDE
“Igualmente
o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade
de peixes.
E,
estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos
os bons; os ruins, porém, lançam fora.
Assim
será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os
justos,
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes[2].
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes[2].
E
disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim,
Senhor.
E ele
disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é
semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas[3].”
Mateus 13:47-52
CONFESSAR E NEGAR JESUS
“E
digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do
homem o confessará diante dos anjos de Deus.
Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
E a todo
aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas
ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.
E,
quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais
solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.
Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.”
Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.”
Lucas 12:8-12
JESUS E A
MULHER SAMARITANA
“E
quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e
batizava mais discípulos do que João
(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
Deixou a
Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava
ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto
da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe,
pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que
sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu
maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e
os seus filhos, e o seu gado?
Jesus
respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Disse-lhe
a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha
aqui tirá-la.
Disse-lhe
Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
Porque
tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com
verdade.
Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós
adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos
judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é
Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
Jesus
disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come.
E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come.
Ele,
porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
Então os
discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer?
Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
Não
dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos
digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a
ceifa.
E o que
ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que
semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.
Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.
Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.
Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
E muitos
dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que
testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.
Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.
Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.
E muitos
mais creram nele, por causa da sua palavra.
E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.”
E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.”
João 4:1-42
JESUS DA
FESTA DOS TABERNÁCULOS
“E
depois disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar pela Judéia,
pois os judeus procuravam matá-lo.
E estava
próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos[4].
Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.
Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto.
O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.
Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.
Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto.
O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.
Subi vós
a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está
cumprido.
E, havendo-lhes dito isto, ficou na Galiléia.
Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto.
Ora, os judeus procuravam-no na festa, e diziam: Onde está ele?
E, havendo-lhes dito isto, ficou na Galiléia.
Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto.
Ora, os judeus procuravam-no na festa, e diziam: Onde está ele?
E havia
grande murmuração entre a multidão a respeito dele. Diziam alguns: Ele é bom. E
outros diziam: Não, antes engana o povo.
Todavia ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus.
Todavia ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus.
Mas, no
meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava.
E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido?
Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.
E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido?
Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.
Quem
fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele
que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.
Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?
A multidão respondeu, e disse: Tens demônio; quem procura matar-te?
Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?
A multidão respondeu, e disse: Tens demônio; quem procura matar-te?
Respondeu
Jesus, e disse-lhes: Fiz uma só obra, e todos vos maravilhais.
Pelo
motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos
pais), no sábado circuncidais um homem.
Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?
Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?
Não julgueis
segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
Então
alguns dos de Jerusalém diziam: Não é este o que procuram matar?
E ei-lo
aí está falando abertamente, e nada lhe dizem. Porventura sabem verdadeiramente
os príncipes que de fato este é o Cristo?
Todavia bem sabemos de onde este é; mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá de onde ele é.
Todavia bem sabemos de onde este é; mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá de onde ele é.
Clamava,
pois, Jesus no templo, ensinando, e dizendo: Vós conheceis-me, e sabeis de onde
sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual
vós não conheceis.
Mas eu conheço-o, porque dele sou e ele me enviou.
Procuravam, pois, prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora.
Mas eu conheço-o, porque dele sou e ele me enviou.
Procuravam, pois, prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora.
E muitos
da multidão creram nele, e diziam: Quando o Cristo vier, fará ainda mais sinais
do que os que este tem feito?
Os
fariseus ouviram que a multidão murmurava dele estas coisas; e os fariseus e os
principais dos sacerdotes mandaram servidores para o prenderem.
Disse-lhes,
pois, Jesus: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele
que me enviou.
Vós me
buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir.
Disseram,
pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos?
Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?
Que
palavra é esta que disse: Buscar-me-eis, e não me achareis; e: Aonde eu estou
vós não podeis ir?
E no
último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se
alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê
em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
Então
muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: Verdadeiramente este é o
Profeta.
Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galiléia?
Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi?
Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galiléia?
Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi?
Assim entre
o povo havia dissensão por causa dele.
E alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele.
E alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele.
E os
servidores foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus; e eles lhes
perguntaram: Por que não o trouxestes?
Responderam
os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem.
Responderam-lhes, pois, os fariseus: Também vós fostes enganados?
Responderam-lhes, pois, os fariseus: Também vós fostes enganados?
Creu
nele porventura algum dos principais ou dos fariseus?
Mas esta
multidão, que não sabe a lei, é maldita.
Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes:
Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes:
Porventura
condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que
faz?
Responderam eles, e disseram-lhe: És tu também da Galiléia? Examina, e verás que da Galiléia nenhum profeta surgiu.
Responderam eles, e disseram-lhe: És tu também da Galiléia? Examina, e verás que da Galiléia nenhum profeta surgiu.
E cada
um foi para sua casa.”
O BOM
PASTOR
“Na
verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das
ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o
porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas,
e as traz para fora.
E,
quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem,
porque conhecem a sua voz.
Mas de
modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz
dos estranhos.
Jesus
disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o
bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o
mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e
deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o
mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Por isto
o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém
ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para
tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
Tornou,
pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras.
E muitos
deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis?
Diziam
outros: Estas palavras não são de endemoninhado. Pode, porventura, um demônio
abrir os olhos aos cegos?”
João 10:1-21
A
IDENTIDADE DE JESUS
E Jesus
andava passeando no templo, no alpendre de Salomão.
Rodearam-no,
pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu
és o Cristo, dize-no-lo abertamente.
Respondeu-lhes
Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de
meu Pai, essas testificam de mim.
Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
E
dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da
minha mão.
Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
Eu e o Pai somos um.
Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
Eu e o Pai somos um.
Os
judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Respondeu-lhes
Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual
destas obras me apedrejais?
Os
judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas
pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
Respondeu-lhes
Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?
Pois, se
a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a
Escritura não pode ser anulada,
«quele a
quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse:
Sou Filho de Deus?
Se não
faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.
Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.
Procuravam,
pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou-se de suas mãos,
E
retirou-se outra vez para além do Jordão, para o lugar onde João tinha
primeiramente batizado; e ali ficou.
E muitos
iam ter com ele, e diziam: Na verdade João não fez sinal algum, mas tudo quanto
João disse deste era verdade.
E muitos ali creram nele.”
E muitos ali creram nele.”
João 10:22-42
VISITA A
NAZARÉ
Mateus 13:53-58
|
Marcos 6:1-6
|
E aconteceu que Jesus, concluindo
estas parábolas, se retirou dali.
E, chegando à sua pátria,
ensinava-os na sinagoga deles, de
sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas
maravilhas?
Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?
E escandalizavam-se nele.
Jesus, porém, lhes disse: Não há
profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.
E não fez ali muitas maravilhas,
por causa da incredulidade deles.
|
E, partindo dali, chegou à sua
pátria, e os seus discípulos o seguiram.
E, chegando o sábado,
começou a ensinar na sinagoga; e
muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que
sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas
mãos?
Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão?
e não estão aqui conosco suas
irmãs?
E escandalizavam-se nele.
E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa.
E não podia fazer ali nenhuma obra
maravilhosa; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando. |
TRADIÇÃO
DOS FARISEUS
Mateus 15:1-20
|
Marcos 7:1-23
|
Então chegaram ao pé de Jesus uns
escribas e fariseus de Jerusalém,
dizendo: Por que transgridem os
teus discípulos a tradição[7] dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
Ele, porém, respondendo,
disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa
tradição[8]?
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe[9]; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mas vós dizeis: Qualquer que disser
ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse
não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
E assim invalidastes, pela vossa
tradição, o mandamento de Deus.
Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas, em vão me adoram, ensinando
doutrinas que são preceitos dos homens.
E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem[10]. Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram[11]?
Ele, porém, respondendo, disse:
Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou[12], será arrancada.
Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus
pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e
blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. |
E ajuntaram-se a ele os fariseus, e
alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.
E, vendo que alguns dos seus
discípulos comiam pão com as mãos impuras[13], isto é, por lavar, os repreendiam.
Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas. Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem
profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo
honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
Invalidando assim a palavra de Deus
pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a
estas.
E, chamando outra vez a multidão,
disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei.
Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.
E ele disse-lhes: Assim também vós
estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no
homem não o pode contaminar,
Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. |
SINAL DO
CÉU
Mateus 16:1-4
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Marcos 8:11-13
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Lucas 12:54-56
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E, chegando-se os fariseus e os
saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.
Mas ele, respondendo, disse-lhes:
Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.
E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio.
Hipócritas, sabeis discernir a face
do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?
Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas.
E, deixando-os, retirou-se.
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E saíram os fariseus, e começaram a
disputar com ele, pedindo-lhe, para o tentarem, um sinal do céu.
E, suspirando profundamente em seu
espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que
a esta geração não se dará sinal algum.
E, deixando-os, tornou a entrar no
barco, e foi para o outro lado.
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E dizia também à multidão: Quando
vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede.
E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede.
Hipócritas, sabeis discernir a face
da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo?
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O FERMENTO
DOS FARISEUS E SADUCEUS/HERODES
Mateus 16:5-12
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Marcos 8:14-21
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Lucas 12:1-3
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E, passando seus discípulos para o
outro lado, tinham-se esquecido de trazer pão.
E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus. E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão. E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão?
Não compreendeis ainda, nem vos
lembrais
dos cinco pães para cinco mil
homens, e de quantas alcofas levantastes?
Nem dos sete pães para quatro mil, e de quantos cestos levantastes? Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus? Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus. |
E eles se esqueceram de levar pão
e, no barco, não tinham consigo senão um pão.
E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.
E arrazoavam entre si, dizendo: É
porque não temos pão.
E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão?
não considerastes, nem
compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?
Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais, Quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze. E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete.
E ele lhes disse: Como não
entendeis ainda?
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Ajuntando-se entretanto muitos
milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a
dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus,
que é a hipocrisia[14].
Mas nada há encoberto que não haja
de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.
Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado. |
REQUISITOS
PARA SEGUIR JESUS
Mateus 16:24-28
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Marcos 8:34-38; Marcos 9:1
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Então disse Jesus aos seus
discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre
si a sua cruz, e siga-me;
Porque aquele que quiser salvar a
sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á[15].
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?[16]
Porque o Filho do homem virá na
glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas
obras. [17]
Em verdade vos digo que alguns há,
dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do
homem no seu reino.
|
E chamando a si a multidão, com os
seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si
mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me[18].
Porque qualquer que quiser salvar a
sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e
do evangelho, esse a salvará.
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
Porquanto, qualquer que, entre esta
geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras,
também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu
Pai, com os santos anjos.
Dizia-lhes também: Em verdade vos
digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que
vejam chegado o reino de Deus com poder.
|
Biliografia:
Bíblia Sagrada. Tradução
João Ferreira de Almeida.
Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o
Espiritismo. Brasilia, FEB, 2013. 131ª Edicao.
Da Silva, Severino
Celestino. O
Evangelho e o Cristianismo Primitivo. 7. Ed. Joao Pessoa: Ideia, 2016.
Dias, Haroldo Dutra. O Novo Testamento,
traduzido por. 1ª edição. FEB, Brasília, 2013.
Rigonatti, Eliseu. O evangelho dos humildes. Disponível em http://bvespirita.com/Livros2-O.html.
Pesquisa feita em Janeiro/2019.
[1]
“Jesus aqui nos adverte de que a verdadeira finalidade de nossa vida terrena, é
obtermos a riqueza espiritual. Tão logo chegarmos a compreender que a real
felicidade não consiste na posse transitória das coisas do mundo, de bom grado
passaremos a trabalhar ativamente para entrarmos na posse dos bens espirituais.
E assim como o tornem que vendeu tudo o que tinha para comprar o campo e o
negociante de pérolas que trocou tudo por uma de alto preço, assim também nós,
quando compreendermos o valor dos bens espirituais, tudo trocaremos por eles’.
(Eliseu Rigonatti)
[2]
“De tempos a tempos, a diretoria espiritual do globo procede, por ordem do
Altíssimo, a uma seleção rigorosa dos espíritos que habitam o ambiente terreno:
os que usaram de seu livre-arbítrio para cultivarem o bem, tornam-se dignos de
passar a viver em planos mais adiantados do Universo, onde fruirão de
felicidade imperturbável; os que usaram o seu livre-arbítrio para cometerem o
mal são transferidos para planos inferiores, onde os aguardam rudes provas e expiações”.
(Eliseu Rigonatti)
[3]
“À medida que formos assimilando e praticando as leis divinas, iremos
abandonando as idéias velhas do passado e adotando as novas, as quais
orientarão nosso progresso espiritual”. (Eliseu Rigonatti)
[4]
Era a última das três grandes festas anuais do povo hebreu (festas de
peregrinação), a que todo homem israelita estava obrigando a comparecer em
Jerusalém para sua celebração. Durante a sua realização, o povo devia se
abrigar em tendas (Lev 23:40-42), que eram armadas nos lugares abertos da cidade
nos telhados, nos átrios das habitações, bem como no próprio templo. Sua
celebração ocorria no sétimo mês do ano judaico, no final da edtação das
colheitas, razão pela qual era também conhecida por festa das ceifas – Em O
Novo Testamento traduzido por Haroldo Dutra
[5]
Trata-se de uma festa anual instituída por Judas Macabeu (165 a.C.) para
comemorar a purificação e renovação do templo, após sua profanação por Antíoco
Epifanes (1 Mac 4:52-59), também conhecida como “festa das Luzes”. Sua celebração
era muito parecida com a da “festa dos Tabernáculos” (2 Mac 10:6-7), começando
no dia 25 de Quisleu (dezembro) e durante oito dias. Nos dias atuais, os judeus
celebram essa festa na época do Natal Cristão e lhe dão o nome hebraico de
Chanuká – Em O Novo Testamento traduzido por Haroldo Dutra
[6]
“Custava aos conterrâneos de Jesus se convencerem dos fatos que presenciavam e
darem crédito ao que Jesus ensinava. Viram-no crescer entre eles, passar sua infância
e mocidade na oficina do pai, ajudando-o no labor diário sabiam que ele não
tinha outra instrução a não ser aquela que lhe tinham dado na aldeia. Donde
pois lhe vinha a sapiência com que discorria, a segurança com que ensinava, a
autoridade com que se dirigia aos seus ouvintes? Incapazes de compreenderem as
energias espirituais que Jesus movimentava no desempenho do seu trabalho
evangélico, recusavam-se a crer na palavra divina e persistiam na
incredulidade. A sabedoria de Jesus e o seu elevado poder espiritual eram o
resultado do progresso alcançado através das encarnações anteriores, segundo as
leis da evolução, iguais para todos os filhos de Deus. Ao formar-se a Terra,
Jesus já era perfeito; por isso, desde os primórdios de nosso planeta, recebeu
de Deus a incumbência suprema de o dirigir”. (Eliseu Rigonatti)
[7]
A primeira etapa da transmissão da vida e do ensino de Jesus foi eminentemente
oral. A maioria desse material narrativo se perdeu com o tempo. Parte dessa
pregação, porém, assumiu formas fixas e padronizadas, à medida que as histórias
e os ditos eram narrados. Essa padronização facilitava a retenção do relato na
memória do ouvinte e reflete uma prática comum dos rabinos (sábios da Palestina
do Séc. I) que tinham o costume de compor seus ensinos em formas propícias à
memorização, exigindo que seus alunos as decorassem. A própria composição do
Talmud (200d.C. a 500 d.C.) reflete essa prática. – Em O Novo Testamento
traduzido por Haroldo Dutra
[8]
“É muito mais fácil observarem-se preceitos materiais do que preceitos morais.
Os preceitos materiais se apóiam em formalidades exteriores, ritos vãos,
ostentação, orgulho e hipocrisia. Ao passo que a observância dos preceitos
morais parte do íntimo do indivíduo; sem íntimo regenerado, sem reforma
interior não é possível praticá-los. A observância dos preceitos morais
satisfaz a consciência e a observância dos preceitos materiais satisfaz a
vaidade, as conveniências mundanas e o comodismo”. (Eliseu Rigonatti)
[9]
Este mandamento é uma consequência da lei geral da caridade e do amor próximo,
porque não se pode amar ao próximo sem amar aos pais; mas o imperativo honra implica um dever a mais para com
eles: o da piedade filial. – O Evangelho Segundo o Espiritismo
[10]
O uso da palavra é um dom divino, que devemos aproveitar para o bem. As
palavras más que ferem nosso próximo, a maledicência promotora da desarmonia,
da desconfiança, da suspeita e da calúnia que mancham as reputações alheias;
toda a palavra que pode trazer perturbações a nosso próximo e até causar-lhe ruínas,
isso é o que torna o homem imundo. (...) É no íntimo do indivíduo que se gera o
mal, o qual depois se concretiza em atos. Por conseguinte, sem reforma
interior, jamais conseguiremos purificar nossos corações. E sem coração
purificado, jamais sairão da bôca coisas que honrem e elevem a alma. (Eliseu
Rigonatti)
[11]
“Os fariseus ficaram escandalizados por dois motivos: os ensinamentos que Jesus
trazia, eram novos e poucos estavam à altura de compreendê-los. Depois notaram
que os ensinamentos de Jesus estavam em completo desacordo com o gênero de
vida, que eles, os fariseus, levavam, não só na parte material, como também na
parte religiosa; porque através da religião que aparentavam servir, na
realidade serviam a seus próprios interesses. Para seguirem os ensinamentos de
Jesus, teriam de reformar radicalmente seus corações, seus costumes e suas
instituições, o que os deixou abalados”. (Eliseu Rigonatti)
[12]
As árvores que o Pai celestial não plantou são as religiões organizadas pelos
homens com fins meramente lucrativos. (...) E também plantas que o Pai não plantou,
são os vícios, as paixões inferiores e o mal em suas variadas manifestações. O
progresso espiritual dos homens fará com que estas plantas sejam arrancadas do
coração de cada um dos filhos de Deus. (Eliseu Rigonatti)
[13]
Nesse trecho, o evangelista faz explícita referência à tradição e purificação
das mãos (n’tilat-yadayim), antes
das refeições, que se dava mediante o derramamento de água (lavação) nas mãos,
nos punhos e no antebraço. Nesse processo, as mãos eram tiradas do estado de
impureza ritual (comum) e colocadas em um estado de pureza ritual
(santificação), que as tornavam aptas para tocar alimentos. A idéia subjacente
é de que o lar é um templo, a mesa de refeições o altar, a comida representa a oferta/sacrifício,
ao passo que o homem é o sacerdote. Uma vez que a Torah exigia pureza ritual do
sacerdote antes do oferecimento dos sacrifícios, igualmente a tradição
desenvolveu um conjunto de exigências relativas ao ato de se alimentar. – Em O
Novo Testamento traduzido por Haroldo Dutra
[14]
“O fermento dos fariseus e dos saduceus procura por todos os meios e em todas
as épocas envenenar o coração a umanidade. Os fariseus simbolizam o
convencionalismo religioso; e os saduceus, o materialismo negativo. Esse
fermento, no tempo de Jesus, era a religião tradicionalista, apegada as
fórmulas vãs de um culto essencialmente material que desviava os homens do
verdadeiro amor a Deus e ao próximo; era o paganismo com a adoração dos deuses
falsos e de estátuas de barro; era o orgulho romano a entronizar a força e o direito
do mais forte. Hoje, como outrora, é imprescindível que o discípulo fiel se
preserve do fermento corruptor que tenta levedar a massa humana. Pouco mudou em
sua essência esse péssimo fermento. As religiões organizadas da terra continuam
esquecidas de guiarem a humanidade para Deus, perdidas que estão no culto das
riquezas do mundo. A filosofia materialista, a ciência negadora das coisas
espirituais, a falsa literatura que envenena as almas, tudo são fatores que
corrompem os espiritos e agem como fermento destruidor.” – Eliseu Rigonatti, O
evangelho dos humildes
[15]
“Chegamos ao ponto em que Jesus nos recomenda a renúncia. Renunciar às
comodidades terrenas para conseguirmos os bens espirituais é uma grande
virtude, a qual servirá de base para o verdadeiro progresso de nosso espírito.
Todavia, a mais proveitosa renúncia é aquela que fazemos em favor de nosso
próximo. Quem sabe renunciar, negando-se a si mesmo para seguir a Jesus, é
bondoso, tem muito interesse em bem cumprir seus deveres, dedica-se à Verdade e
ao bem. Jamais se preocupa com sua felicidade pessoal, mas trabalha com ardor
pela felicidade de todos; procura ocultar os seus dotes, pondo em relevo o que
há de bom em quantos o rodeiam, a fim de vê-los animados, otimistas, felizes. E
finalmente, renunciar às coisas do mundo para seguir a Jesus, é sufocar dentro
de si próprio o sentimento do egoísmo, do orgulho, da concupiscência, da
ambição e do ódio. É curvarmo-nos humildemente perante a soberana vontade de
Deus, suportando com resignação os trabalhos e os sofrimentos de cada dia.” –
Eliseu Rigonatti, o Evangelho dos humildes
[16]
“Jesus simboliza na expressão salvar a alma aqui na terra a procura ansiosa dos
gozos que a matéria oferece e que desviam por completo o homem da
espiritualidade. No afã de acumular fortuna e de gozar a vida, o homem se
esquece de cuidar da parte divina que possui. Os gozos imorais, os vícios, a
dedicação às coisas materiais como única finalidade da vida, perdem a alma,
porque a fazem recair nos círculos das reencarnações dolorosas, até que o
sofrimento a depure e desperte nela o desejo de trabalhar para sua elevação
espiritual. Perder a alma por amor de Jesus é lutar por espiritualizar-se,
seguindo os preceitos evangélicos. Nesse caso, o que se perde em materialidade,
ganha-se em espiritualidade. E quem procura espiritualizar-se, enriquece sua
alma com as virtudes que a levarão às regiões luminosas do mundo espiritual.” –
Eliseu Rigonatti, o Evangelho dos humildes
[17]
“Jesus vir na glória de seu Pai significa o triunfo dos ensinamentos que nos
trouxe e a aplicação deles pela humanidade. Realmente esses ensinamentos aos
poucos conquistarão a terra; e a humanidade, mais compreensível e mais
adiantada espiritualmente, os tomará por lei. Então o reino de Deus estará
estabelecido na terra, e Jesus resplandecerá gloriosamente no coração dos
homens. Os anjos são espíritos superiores, colaboradores de Jesus, aos quais
está atribuida a tarefa de examinarem o estado espiritual de cada um de nós ao
desencarnar. De acordo com o progresso que tivermos conquistado durante nossa
encarnação e com as obras que tivermos praticado, eles determinarão o que
deveremos fazer nas futuras encarnações que nos aguardam e nas quais colheremos
os frutos de nossas obras.” – Eliseu Rigonatti, o Evangelho dos humildes
[18]
Quer dizer: “suporte corajosamente as tribulações que a sua fé provocar, pois
aquele que quiser salvar a sua vida e os seus bens, renunciando a mim, perderá
as vantagens do Reino dos Céuss, enquanto os que tudo perderem aqui em baixo,
até mesmo a vida, para o triunfo da verdade, receberão na vida futura prêmio da
coragem, da perseverança e da abnegação”. – Em O Evangelho Segundo o
Espiritismo
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