PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS NA VINHA
“Mas, que vos parece? Um homem tinha dois
filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha
vinha.
Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.
Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.
E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de
igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe
eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as
meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.
Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.”
Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.”
Mateus 21:28-32
“Esta parábola define muito bem as duas
espécies de trabalhadores espirituais. O filho que disse não vou, e depois foi,
personifica os filhos de Deus, que nunca cogitaram de trabalhar para o
aprimoramento de suas almas e se entregaram às paixôes inferiores, esquecidos
de seus deveres para com o Pai Celestial. Mas um dia, tocados de
arrependimento, voltam-se para Deus e procuram obedecer-lhe à vontade,
trabalhando para o seu progresso espiritual e o de seus irmãos.
O filho que diz eu vou, e não foi, simboliza
os sacerdotes, que vieram expressamente para cuidarem do bem espiritual da
humanidade e, uma vez aqui chegados, esqueceram-se da missão divina de que
estão investidos, e somente se dedicam aos seus interesses materiais.”
Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
PARÁBOLA DOS VINHATEIROS HOMICIDAS
Mateus 21:33-46
|
Marcos 12:1-12
|
Lucas 20:9-19
|
Ouvi, ainda, outra
parábola:
Houve um homem, pai
de família, que plantou uma vinha, e circundou-a de um valado, e construiu
nela um lagar, e edificou uma torre, e arrendou-a a uns lavradores, e
ausentou-se para longe.
E, chegando o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos. E os lavradores, apoderando-se dos servos, feriram um, mataram outro, e apedrejaram outro. Depois enviou outros servos, em maior número do que os primeiros; e eles fizeram-lhes o mesmo.
E, por último,
enviou-lhes seu filho, dizendo: Terão respeito a meu filho.
Mas os lavradores, vendo
o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro[1];
vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança.
E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha, e o mataram.
Quando, pois, vier o
senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?
Dizem-lhe eles: Dará afrontosa morte aos maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe dêem os frutos. Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras:A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo[2];
pelo Senhor foi feito
isto,E é maravilhoso aos nossos olhos?
Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó[3]. E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas palavras, entenderam que falava deles; E, pretendendo prendê-lo, recearam o povo, porquanto o tinham por profeta. |
E começou a
falar-lhes por parábolas:
Um homem plantou uma
vinha, e cercou-a de um valado, e fundou nela um lagar, e edificou uma torre,
e arrendou-a a uns lavradores, e partiu para fora da terra.
E, chegado o tempo,
mandou um servo aos lavradores para que recebesse, dos lavradores, do fruto
da vinha.
Mas estes, apoderando-se dele, o feriram e o mandaram embora vazio.
E tornou a
enviar-lhes outro servo; e eles, apedrejando-o, o feriram na cabeça, e o
mandaram embora, tendo-o afrontado.
E tornou a enviar-lhes outro, e a este mataram; e a outros muitos, dos quais a uns feriram e a outros mataram.
Tendo ele, pois,
ainda um seu filho amado, enviou-o também a estes por derradeiro, dizendo: Ao
menos terão respeito ao meu filho.
Mas aqueles lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; vamos, matemo-lo, e a herança será nossa.
E, pegando dele, o
mataram, e o lançaram fora da vinha.
Que fará, pois, o senhor da vinha?
Virá, e destruirá os
lavradores, e dará a vinha a outros.
Ainda não lestes esta
Escritura:A pedra, que os edificadores rejeitaram, Esta foi posta por cabeça
de esquina;
Isto foi feito pelo
Senhor E é coisa maravilhosa aos nossos olhos?
E buscavam prendê-lo, mas temiam a multidão; porque entendiam que contra eles dizia esta parábola; e, deixando-o, foram-se. |
E começou a dizer ao
povo esta parábola: Certo homem plantou uma vinha, e arrendou-a a uns
lavradores, e partiu para fora da terra por muito tempo;
E no tempo próprio
mandou um servo aos lavradores, para que lhe dessem dos frutos da vinha;
mas os lavradores,
espancando-o, mandaram-no vazio.
E tornou ainda a
mandar outro servo; mas eles, espancando também a este, e afrontando-o,
mandaram-no vazio.
E tornou ainda a mandar um terceiro; mas eles, ferindo também a este, o expulsaram. E disse o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; talvez que, vendo, o respeitem.
Mas, vendo-o os
lavradores, arrazoaram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; vinde,
matemo-lo, para que a herança seja nossa.
E, lançando-o fora da vinha, o mataram.
Que lhes fará, pois,
o senhor da vinha?
Irá, e destruirá
estes lavradores, e dará a outros a vinha. E, ouvindo eles isto, disseram:
Não seja assim!
Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, Essa foi feita cabeça da esquina.
Qualquer que cair
sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será feito
em pó.
E os principais dos
sacerdotes e os escribas procuravam lançar mão dele naquela mesma hora; mas
temeram o povo; porque entenderam que contra eles dissera esta parábola.
|
PARÁBOLA DO GRANDE BANQUETE
Mateus 22:1-14
|
Lucas 14:15-24
|
Então Jesus, tomando
a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos[4]. |
E, ouvindo isto, um
dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no
reino de Deus.
Porém, ele lhe disse:
Um certo homem fez
uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia
mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia. |
O TRIBUTO A CÉSAR
Mateus 22:15-22
|
Marcos 12:13-17
|
Lucas 20:20-26
|
Então, retirando-se
os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra;
E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus[5]. E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram. |
E enviaram-lhe alguns
dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem nalguma palavra.
E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus;
é lícito dar o
tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?
Então ele, conhecendo
a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para
que a veja.
E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
E maravilharam-se
dele.
|
E, observando-o,
mandaram espias, que se fingissem justos, para o apanharem nalguma palavra, e
o entregarem à jurisdição e poder do presidente.
E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus.
É-nos lícito dar
tributo a César ou não?
E, entendendo ele a
sua astúcia, disse-lhes: Por que me tentais?
Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição?
E, respondendo eles,
disseram: De César.
Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se. |
A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
Mateus 22:23-33
|
Marcos 12:18-27
|
Lucas 20:27-40
|
No mesmo dia chegaram
junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram,
Dizendo: Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, casará o seu irmão com a mulher dele[6], e suscitará descendência a seu irmão.
Ora, houve entre nós
sete irmãos; e o primeiro, tendo casado, morreu e, não tendo descendência,
deixou sua mulher a seu irmão.
Da mesma sorte o segundo, e o terceiro, até ao sétimo; Por fim, depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram? Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu[7].
E, acerca da ressurreição
dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:
Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó?
Ora, Deus não é Deus
dos mortos, mas dos vivos[8].
E, as turbas, ouvindo
isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina.
|
Então os saduceus,
que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele, e perguntaram-lhe,
dizendo:
Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de alguém, e deixasse a mulher e não deixasse filhos, seu irmão tomasse a mulher dele, e suscitasse descendência a seu irmão. Ora, havia sete irmãos, e o primeiro tomou a mulher, e morreu sem deixar descendência; E o segundo também a tomou e morreu, e nem este deixou descendência; e o terceiro da mesma maneira. E tomaram-na os sete, sem, contudo, terem deixado descendência. Finalmente, depois de todos, morreu também a mulher. Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? porque os sete a tiveram por mulher. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus. E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito. |
E, chegando-se alguns
dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, perguntaram-lhe,
Dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão. Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos; E tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos.
E tomou-a o terceiro,
e igualmente também os sete; e morreram, e nào deixaram filhos.
E por último, depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram? E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó.
Ora, Deus não é Deus
de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.
E, respondendo alguns dos escribas, disseram: Mestre, disseste bem. E não ousavam perguntar-lhe mais coisa alguma. |
O MAIOR MANDAMENTO
Mateus 22:34-40
|
Marcos 12:28-34
|
E os fariseus,
ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo,
semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas[9]. |
Aproximou-se dele um
dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha
respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada. |
PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
“E eis que se levantou um certo doutor da
lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei?
Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois
dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de
mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o
próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.”
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.”
Lucas 10:25-37
JESUS VISITA MARTA E MARIA
“E aconteceu que, indo eles de caminho,
entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua
casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual,
assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos
serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me
deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta,
Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe
será tirada.”
Lucas 10:38-42
A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO
“Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de
betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.
Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.
Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda
agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá?
Jesus respondeu: Não há doze horas no dia?
Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele
não há luz.
Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o
nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles,
porém, cuidavam que falava do repouso do sono.
Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;
E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.
Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;
E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.
Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos:
Vamos nós também, para morrermos com ele.
Chegando, pois, Jesus, achou que já havia
quatro dias que estava na sepultura.
(Ora Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios.)
(Ora Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios.)
E muitos dos judeus tinham ido consolar a
Marta e a Maria, acerca de seu irmão.
Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu
estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a
vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és
o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te.
Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele.
E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te.
Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele.
(Pois, Jesus ainda não tinha chegado à
aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.)
Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.
Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.
Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus
estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu
estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando
os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
Jesus chorou.
Disseram, pois, os judeus: Vede como o
amava.
E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em
si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre
ela.
Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto
jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por
me haveres ouvido.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés
ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus:
Desligai-o, e deixai-o ir.”
João 11:1-44
O PLANO PARA MATAR LÁZARO
“E muita gente dos judeus soube que ele
estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a
quem ressuscitara dentre os mortos.
E os principais dos sacerdotes tomaram
deliberação para matar também a Lázaro;
Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus.”
Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus.”
João 12:9-11
O MESSIAS, FILHO E SENHOR DE DAVI
Mateus 22:41-46
|
Marcos 12:35-37
|
Lucas 20:41-44
|
E, estando reunidos
os fariseus, interrogou-os Jesus,
Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi. Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho? E ninguém podia responder-lhe uma palavra[10]; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo. |
E, falando Jesus,
dizia, ensinando no templo:
Como dizem os
escribas que o Cristo é filho de Davi?
O próprio Davi disse
pelo Espírito Santo:O Senhor disse ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita
Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
Pois, se Davi mesmo
lhe chama Senhor, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa
vontade.
|
E ele lhes disse:
Como dizem que o Cristo é filho de Davi?
Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Se Davi lhe chama Senhor, como é ele seu filho? |
ENSINO E PRÁTICA
Mateus 23:1-12
|
Marcos 12:38-40
|
Lucas 20:45-47
|
Então falou Jesus à
multidão, e aos seus discípulos[11],
Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus[12]. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem[13]; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios[14], e alargam as franjas das suas vestes, E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas[15], E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.[16] O maior dentre vós será vosso servo[17]. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado[18]. |
E, ensinando-os,
dizia-lhes:
Guardai-vos dos
escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas
praças,
E das primeiras
cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nas ceias;
Que devoram as casas das viúvas, e isso com pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação. |
E, ouvindo-o todo o
povo, disse Jesus aos seus discípulos:
Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas; e amam as saudações nas praças,
e as principais cadeiras
nas sinagogas, e os primeiros lugares nos banquetes;
Que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, largas orações. Estes receberão maior condenação. |
HUMILDADE E HOSPITALIDADE
“E disse aos convidados uma parábola, reparando
como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:
Quando por alguém fores convidado às bodas,
não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais
digno do que tu;
E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te
diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro
lugar.
Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar
será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
E dizia também ao que o tinha convidado:
Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos,
nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles
te tornem a convidar, e te seja isso recompensado.
Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos,[19]
Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos,[19]
E serás bem-aventurado; porque eles não têm
com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.”
Lucas 14:7-14
PARÁBOLA DO FARISEU E DO PUBLICANO
“E disse também esta parábola a uns que
confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo
desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens,
roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe,
nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus,
tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para
sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será
humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”
Lucas 18:9-14
Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida.
Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o
Espiritismo. Brasilia, FEB, 2013. 131ª Edicao.
Dias,
Haroldo Dutra. O
Novo Testamento, traduzido por. 1ª edição. FEB, Brasília, 2013.
Rigonatti, Eliseu. O
evangelho dos humildes. Disponível em http://bvespirita.com/Livros2-O.html.
Pesquisa feita em Janeiro/2019.
[1]
“O pai de família é Deus. A vinha é a humanidade. Os lavradores aos quais a
vinha foi arrendada, são sacerdotes aos quais foi atribuido o dever de zelarem
espiritualmente pelas almas encarnadas na terra. Os servos enviados para
receberem o fruto da vinha, são os diversos missionários que, de tempos em
tempos, Deus envia à terra para indicarem novos rumos de progresso, e cujas
revelações cumpria aos sacerdotes estudarem, e ensinarem ao povo. Todavia,
sempre aconteceu que o interesse da classe sacerdotal é manter o povo na
ignorância, para melhor explorá-lo. E por isso os missionárÍôs sempre foram
combatidos, perseguidos e mortos. O herdeiro é Jesus, que também foi morto.” –
Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[2]
A pedra colocada no ângulo onde se encontram dois muros, ou paredes, era conhecida
como pedra angular. A principal pedra angular da construção era chamada de “cabeça
do ângulo, de esquina, de quina. – Em O Novo Testamento traduzido por Haroldo
Dutra.
“Jesus foi rejeitado pelos
sacerdotes de seu tempo, e seus ensinamentos, combatidõs. O tempo, porém,
demonstrou, e dia a dia mais demonstra, que é sobre seu Evangelho que se está
erguendo o verdadeiro edifício religioso, que abrigará a humanidade. Jesus, por
conseguinte, é a pedra de cabeça do ângulo do maravilhoso edifício que se erguerá
na terra.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[3]
“De nada valerão os ataques que se dirigem ao Evangelho. Dizendo Jesus que
todos os adversários do Evangelho serão feitos em pedaços, quis dizer que serão
destruidos. Mas esta destruição não se processará pela violência, porém, pelo
amor. Porque, mais cedo ou mais tarde, através e sucessivas reencarnações, os
adversários do Evangelho reconhecerão o erro em que laboravam e se converterão
à verdadeira luz, isto é, tornar-se-ão seguidores da lei evangélica. E os que
tomarem conhecimento dos ensinamentos do Evangelho e, contudo, não os aplicarem
em suas vidas, desprezando-os serão esmagados. Isto significa que os que assim
procedem procuram sofrimentos para muitas e muitas encarnações, até que se submetam
e passem a viver de conformidade com os preceitos divinos.” – Eliseu Rigonatti,
O Evangelho dos Humildes
[4]
Nesta parábola, por exemplo, Jesus compara o Reino dos Céus, onde tudo é
felicidade e alegria, a uma festa nupcial. Os primeiros convidados são os
judeus, que Deus havia chamado em primeiro lugar para o conhecimento de sua
lei. Os enviados do rei são os profetas, que convidaram os judeus a seguir o
caminho da verdadeira felicidade, mas cujas palavras foram pouco ouvidas, cujas
advertências foram desprezadas, e muitos deles foram mesmo massacrados, como os
servos da parábola. Os convidados que deixam de comparecer, alegando que tinham
de cuidar de seus campos e de seus negócios, representam as pessoas mundanas
que, absorvidas pelas coisas terrenas, mostram-se indiferentes para as coisas
celestes. (...) O rei, vendo isso, mandou convidar a todos os que fossem
encontrados nas ruas, bons e maus. Fazia entender assim que a palavra seria
pregada a todos os outros povos, pagãos e idólatras, e que estes, aceitando-a
seria, admitidos à festa” – O Evangelho Segundo o Espiritismo
“O rei é Deus. As bodas do
filho são a chegada do Evangelho à terra. Os servos são os apóstolos e os
demais missionários, que se encarnaram na terra, para ensinarem as leis
divinas. Os primeiros convidados são o povo hebreu, que já estava preparado
para compreender as novas lições. Mas este povo repeliu o Mestre, e para o seio
do Evangelho foram chamados todos os povos da terra. Porém, não basta apenas
ser chamado para que se entre no reino dos Céus; é preciso revestir-se da veste
nupcial. A veste nupcial simboliza a nova vida, que deve ser vivida de acordo
com os preceitos de Jesus; torna-se necessário abandonar as antigas paixões,
que eram senhoras da alma. Querer penetrar no reino dos céus, sem primeiro
abjurar de todo o mal e reformar-se complétamente para o bem, não é possível. E
como são poucos os que se reformam segundo o Evangelho, poucos são os
escolhidos, embora o Evangelho seja pregado a um grande número.” Eliseu
Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[5]
“A questão proposta a Jesus era motivada pela circunstância de haverem os
judeus transformado em motivo de horror o pagamento do tributo exigido pelos
romanos, elevando-o a problema religioso.” Nesta resposta, Jesus condena todo
prejuízo moral e material causado aos outros e prescreve o respeito aos
direitos de cada um. – O Evangelho Segundo o Espiritismo
“Conquanto a questão do
tributo fosse uma cilada, que armavam a Jesus, pois aos Judeus aborrecia
pagá-lo, e nada podiam fazer contra os Romanos conquistadores, que o recebiam,
Jesus aproveita o ensejo para legar uma lição aos encarnados. Como espíritos
encarnados que somos, devemos respeitar as leis da terra, sem que nos
esqueçamos de cumprir as leis divinas.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos
Humildes
[6]
Referência explícita à lei do levirato (Dt 25:5-10), segundo a qual o cunhado
desposa a viúva do próprio irmão, caso ele não tenha deixado filhos, com o
objetivo de garantir a perpetuação do nome da família, mediante o nascimento de
um herdeiro. – Em O Novo Testamento traduzido por Haroldo Dutra
[7]
“A palavra ressurreição significa o ato de o espírito desencarnar, e ressurgir
pleno de vida no mundo espiritual. Os laços do sangue unem determinadas pessoas
sob uma mesma família, somente aqui na terra. E então temos a relação de
parentesco: pais e filhos, marido e mulher etc. Porém, no mundo espiritual
cessam as relações transitórias de parentesco, para dar lugar apenas à relação
fraternal; todos somos irmãos e filhos de um único Pai, que é Deus. “ – Eliseu
Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[8]
“Jesus nos ensina que Deus não é pai de mortos, porque não existem mortos. Nós
somos espíritos imortais, habitantes temporários da terra, onde usamos um corpo
de carne. Quando este corpo não servir mais para nosso progresso, nós desencarnamos,
isto é, deixaremos o corpo e passaremos a viver no mundo espiritual,
continuando nossa vida pela eternidade. A morte não existe, O que chamamos
morte é o simples fenômeno de se desatarem os laços que prendiam o espírito ao
corpo. Uma vez desatados esses laços, o espírito passa para o mundo espiritual;
e o corpo se desintegra, volvendo para o grande reservatório da natureza. Do
outro lado do túmulo a vida continua plena, bela e cheia de magníficas
oportunidades de elevação para Deus. Dizendo Jesus que Deus é pai de Abrahão,
de Isaac e de Jacob, quis dizernos que ele é o pai de todos, não importa quem
seja o indivíduo, suas posses, sua cor, seu credo político ou religioso.” –
Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[9]
“Jesus substitui o Decálogo, isto é, os dez mandamentos de Moisés, pelos dois
simples e explícitos mandamentos acima. Quem ama a Deus sobre todas as coisas,
presta culto em espírito e verdade unicamente a ele, que é nosso Pai, não
adorando imagens de qualquer espécie, e respeitando seu sagrado nome. Santifica
não somente um dos dias da semana, mas todos os dias, todas as horas e todos os
minutos, por meio de um viver reto e digno. Quem ama ao próximo como a si
mesmo, honra a seu pai e à sua mãe, não mata, não comete adultério, não levanta
falso testemunho, e não cobiça coisa alguma de quem quer que seja. Tinha pois
razão Jesus, ao ensinar ao fariseu orgulhoso e tentador, que amar a Deus sobre
todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, é um mandamento que resume
admiravelmente toda a lei de Moisés e tudo o que disseram os profetas.” –
Eliseu Rigonatti, o Evangelho dos Humildes
[10]
“Os sacerdotes explicam as Escrituras pelo lado material unicamente, isto é, ao
pé da letra, sem lhe entenderem o significado espiritual. Daí a contradição que
Jesus lhes aponta nos textos sagrados, e para a qual não puderam dar-lhe
explicação. Por parte da carne, Jesus podia descender de David; porém, não pelo
lado do espírito. Pelo lado espiritual Jesus é infinitamente superior a David,
o qual, compreendendo isto, o chama de seu Senhor, em seus salmos inspirados.”
– Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[11]
Eliseu Rigonatti comenta que até Mateus 22, lemos sobre o Mestre ensinando
quais as regras que devem ser postas em prática, pelos que, verdadeiramente,
procuram a elevação espiritual. A partir de Mateus 23 Jesus inicia a censura
aos escribas e aos fariseus, isto é, a todos os que se arvoram em guias
religiosos dos homens. Nestas censuras, Jesus enumera os erros em que não devem
incidir os ministros do Senhor.
[12]
“O povo hebreu foi monoteísta desde sua origem. A missão sublime dessa raça foi
a de trazer à terra o culto de um Deus único, Supremo Criador do Universo. A
crença num Deus Uno constituiu a base da religião dos israelitas. Moisés
assenhoreou-se dessa crença, deu-lhe forma, estabeleceu leis, e fundou o
Mosaísmo, que se tornou a religião oficial de Israel. Moisés deu a seu povo
duas espécies de leis: as leis espirituais, que tratavam das relações do culto
devido a Deus; e as leis materiais, que regiam a nação politicamente. Aos
poucos, as leis espirituais foram esquecidas e substituidas por um sistema de
práticas exteriores, em que não trans parecia mais o antigo espírito religioso.
Os escribas e os fariseus, encarregados de zelarem pela lei, isto é, pela
religião de Moisés, moldaram-na de acordo com suas conveniências, de sorte que
a lei existia para os outros, que não para eles.” – Eliseu Rigonatti, O
Evangelho dos Humildes
[13]
“Jesus nos previne contra os eloqüentes pregadores do Evangelho, cujas palavras
facilmente fluem de seus lábios, mas cujo comportamento não confirma o que
pregam. Daí deriva a grande responsabilidade dos que pregam: é bom pregar pela
palavra, porém, sempre secundada pelo exemplo.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho
dos Humildes
[14]
Caixinhas de couro, contendo tiras de pergaminho com porções das escrituras,
que eram atadas à mão esquerda e à testa. As quatro passagens das Escrituras
comumente registradas nessas tiras de pergaminho comumente eram Ex 13:2-10;
13:11-17; Dt 6:49, 11:13-21 – Em O Novo Testamento traduzido por Haroldo Dutra
[15]
“Os ministros religiosos, esquecidos de que seus lugares são junto dos
sofredores que enxameiam pela terra, procuram aliança com os grandes e com os
poderosos, e se esforçam por tirar o máximo proveito material do cargo que
ocupam. Evidentemente não são mais ministros do Senhor, mas ministros das
coisas da terra.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[16]
“Aqui Jesus nos ensina a lei da fraternidade universal: temos por Pai, Deus; e
por irmãos, a humanidade, da qual fazemos parte, constituíndo uma grande e
única família, cujos membros se encontram- em diversos graus de evolução. E
nesta nossa escola milenária, temos por Mestre a Jesus. É um erro, por
conseguinte, dar-se o título de Mestre ou de pai a ministros religiosos.” –
Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[17]
“Servir, tornar-se servo dos outros para poder ser o maior aos olhos de Deus, é
não poupar esforços para facilitar a todos a conquista da felicidade espiritual,
dando provas de renúncia e desprendimento.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos
Humildes
[18]
“O indivíduo que se orgulha das altas posições que ocupa na terra, desperta
humilhado no mundo espiritual, porque honras, títulos, fortuna, tudo aqui fica.
Ao passo que o indivíduo que viveu sem orgulho e sem vaidades, cultivando a
mais doce fraternidade, ao desencarnar é bem recebido no mundo espiritual, onde
nada terá do que se envergonhar.”
[19]
“Jesus não poderia ter querido dizer que, em lugar dos amigos, fosse necessário
reunir à mesa os mendigos da rua. (...) O que vale dizer que não se deve fazer
o bem com vistas à retribuição, mas pelo simples prazer de fazê-lo. Para tornar
claro a comparação, disse: convida os pobres para o teu banquete, pois sabes
que eles não podem te retribuir. E por banquete é necessário entender, não
propriamente a refeição, mas a participação na abundancia de que desfrutas”. –
O Evangelho Segundo o Espiritismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário