OS SETE “AIS”
Mateus 23:13-32
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Lucas
11:37-54
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Mas
ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o
reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.[1]
Ai
de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das
viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso
juízo.
Ai
de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra
para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do
inferno duas vezes mais do que vós.
Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?
E
aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que
está sobre o altar, esse é devedor.
Insensatos
e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
Portanto,
o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;
E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;
E,
o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado
nele.[2]
Ai
de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro
e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e
a fé[3];
deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Condutores
cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.
Ai
de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo
e do prato, maso interior está cheio de rapina e de intemperança.[4]
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados[5], que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Assim
também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais
cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
Ai
de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos
profetas e adornais os monumentos dos justos,
E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.
Assim,
vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas[6].
Enchei
vós, pois, a medida de vossos pais.”
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E, estando ele ainda
falando, rogou-lhe um fariseu que fosse jantar com ele; e, entrando,
assentou-se à mesa.
Mas o fariseu admirou-se, vendo que não se lavara antes de jantar. E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior? Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.
Mas ai de vós,
fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e
desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não
deixar as outras.
Ai de vós, fariseus,
que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem. E, respondendo um dos doutores da lei, disse-lhe: Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós. E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.
Ai de vós que
edificais os sepulcros dos profetas, e vossos pais os mataram.
Bem testificais,
pois, que consentis nas obras de vossos pais; porque eles os mataram, e vós
edificais os seus sepulcros.
Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros; Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado; Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração. Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam. E, dizendo-lhes ele isto, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente, e a fazê-lo falar acerca de muitas coisas, Armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem. |
LAMENTO POR JERUSALÉM
Mateus 23:33-39
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Lucas 13:31-35
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Serpentes, raça de
víboras! como escapareis da condenação do inferno?
Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.[7] |
Naquele mesmo dia chegaram
uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer
matar-te.
E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado. Importa, porém, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Eis que a vossa casa se vos deixará deserta.
E em verdade vos digo
que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem
em nome do Senhor.
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“E, quando ia chegando, vendo a cidade,
chorou sobre ela,
Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao
menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto
aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.”
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.”
Lucas 19:41-44
O ÓBOLO DA VIÚVA
Marcos 12:41-44
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Lucas 21:1-4
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E, estando Jesus
assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão
lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento[8]. |
E, olhando ele, viu os
ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;
E viu também uma
pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
E disse: Em verdade
vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
Porque todos aqueles
deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua
pobreza, deitou todo o sustento que tinha.
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A PARÁBOLA DA VIÚVA E DO JUIZ
“E contou-lhes também uma parábola sobre o
dever de orar sempre, e nunca desfalecer,
Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.
Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.
Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto
juiz.
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
Digo-vos que depressa lhes fará justiça.
Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”
Lucas 18:1-8
GRANDES TRIBULAÇÕES. A
VINDA DO REINO
Mateus 24:1-31
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Marcos 13:1-27
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Lucas 21:5-28;
17:20-37
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E, quando Jesus ia
saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a
estrutura do templo.
Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada[9]. E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo:
Dize-nos, quando serão
essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos[10]. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.[11] Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.[12] Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.[13] E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo[14]. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Quando, pois, virdes
que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar
santo; quem lê, entenda[15];
Então, os que
estiverem na Judéia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes[16].
Mas ai das grávidas e
das que amamentarem naqueles dias![17]
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado[18];
Porque haverá então
grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem
tampouco há de haver.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.[19] Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.[20] Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.[21] E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão,
e verão o Filho do
homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. |
E, saindo ele do
templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que
edifícios!
E, respondendo Jesus,
disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja
derrubada.
E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir. E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim. Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações.
Estas coisas são os
princípios das dores.
Mas olhai por vós mesmos,
porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e
sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes
servir de testemunho.
Mas importa que o
evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações.
Quando, pois, vos
conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que
haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso
falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.
E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer. E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.
Ora, quando vós
virdes a abominação do assolamento, que foi predita por Daniel o profeta,
estar onde não deve estar (quem lê, entenda),
então os que
estiverem na Judéia fujam para os montes.
E o que estiver sobre o telhado não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa; E o que estiver no campo não volte atrás, para tomar as suas vestes. Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! Orai, pois, para que a vossa fuga não suceda no inverno. Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitosque escolheu, abreviou aqueles dias.
E então, se alguém
vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis.
Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo. Ora, naqueles dias, depois daquela aflição, o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz. E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas.
E então verão vir o
Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.
E ele enviará os seus
anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade
da terra até a extremidade do céu.
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E, dizendo alguns a
respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas,
disse:
Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada.
E perguntaram-lhe,
dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando
isto estiver para acontecer?
Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles. E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Mas antes de todas estas coisas
lançarão mão de vós,
e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos
à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome.
E vos acontecerá isto para testemunho.
Proponde, pois, em
vossos corações não premeditar como haveis de responder;
Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça. Na vossa paciência possuí as vossas almas. Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.
Então, os que
estiverem na Judéia, fujam para os montes;
os que estiverem no
meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela.
Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo. E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem. E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
Ora, quando estas
coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças,
porque a vossa redenção está próxima.
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis. E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais;
Porque, como o
relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra
extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.
Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração. E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.
Naquele dia, quem
estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e,
da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás.
Lembrai-vos da mulher de Ló. Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á. Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado. E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor?
E ele lhes disse:
Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias.
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PARÁBOLA DA FIGUEIRA
Mateus 24:32-36
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Marcos 13:28-32
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Lucas 21:29-33
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Aprendei, pois, esta
parábola da figueira:
Quando já os seus
ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.[22] Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. |
Aprendei, pois, a
parábola da figueira:
Quando já o seu ramo
se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão.
Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas. Na verdade vos digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. |
E disse-lhes uma
parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;
Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. |
TEMPO DE VIGILANCIA
Mateus 24:37-44
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Marcos 13:33-37
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Lucas 21:34-38
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E, como foi nos dias
de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim
como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em
casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos,
assim será também a
vinda do Filho do homem.
Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.[23] Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
Por isso, estai vós apercebidos
também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
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Olhai, vigiai e orai;
porque não sabeis quando chegará o tempo.
É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai. |
E olhai por vós, não
aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e
dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Porque virá como um
laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer,
e de estar em pé
diante do Filho do homem.
E de dia ensinava no
templo, e à noite, saindo, ficava no monte chamado das Oliveiras.
E todo o povo ia ter
com ele ao templo, de manhã cedo, para o ouvir.
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PARÁBOLA DO SERVO VIGILANTE
Mateus 24:45-51
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Lucas 12:35-48
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Quem é, pois, o servo
fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o
sustento a seu tempo?
Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.[24] Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.[25] |
Estejam cingidos os
vossos lombos, e acesas as vossas candeias.
E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando!
Em verdade vos digo que
se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais. E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos? E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá. Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.[26] |
PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS
“Então o reino dos céus será semelhante a
dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco
loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas
vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e
prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos
do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens,
dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos
digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a
hora em que o Filho do homem há de vir.”
Mateus 25:1-13
“As dez virgens representam a humanidade. As
cinco virgens loucas simbolizam a parte da humanidade que não cuida de adquirir
os bens espirituais, cogitando apenas das coisas terrenas. As cinco virgens prudentes
simbolizam a outra parte da humanidade que trabalha por adquirir os bens
imperecíveis da alma, O azeite que as prudentes levavam e as loucas não, são as
virtudes que devemos cultivar, tais como: a humildade, a bondade, a tolerância,
o amor a Deus e ao próximo, a caridade, a fé, etc.
A chegada do esposo é a era de paz e de
felicidade, que chegará com a transformação da Terra que, de um mundo de
expiações e de provas, se tornará um planeta de regeneração.
Recusando-se as virgens prudentes a darem do
seu azeite, significa que cada um de nós deve aparelhar-se com as virtudes
evangélicas, porque não as podemos pedir aos outros, pois é preciso que nós nos
esforcemos para que elas floresçam em nossos corações. É necessário, portanto,
vigiar e trabalhar sem desfalecimentos, para que, quando se inaugurar o novo
ciclo evolutivo da humanidade, estejamos preparados para ingressar no mundo
melhor, acompanhando a Lei da evolução.”
Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
PARÁBOLA DOS TALENTOS/MINAS
Mateus 25:14-30
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Lucas 19:11-27
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Porque isto é também
como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e
entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos[27], e a outro dois, e a outro um, a
cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. [28] Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.[29] |
E, ouvindo eles estas
coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém,
e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus.
Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois. E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas[30], e disse-lhes: Negociai até que eu venha.
Mas os seus
concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não
queremos que este reine sobre nós.
E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando. E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade. E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades. E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço; Porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste. Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei; Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?
E disse aos que
estavam com ele: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas.
(E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas. ) Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.
E quanto àqueles meus
inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e
matai-os diante de mim.
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Atualizado em 06/09/2019.
Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Tradução
João Ferreira de Almeida.
Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o
Espiritismo. Brasilia, FEB, 2013. 131ª Edicao.
Dias,
Haroldo Dutra. O
Novo Testamento, traduzido por. 1ª edição. FEB, Brasília, 2013.
Rigonatti, Eliseu. O
evangelho dos humildes. Disponível em http://bvespirita.com/Livros2-O.html.
Pesquisa feita em Janeiro/2019.
[1]
“Todas as religiões têm os seus escribas e fariseus hipócritas que fecham a
porta dos céus a si e aos outros. São aqueles que, vivendo em completo desacordo
com a doutrina que professam e pregam, contribuem para que a descrença se
espalhe entre os homens, fazendo da religião um meio de explorar o próximo, e
não o de encaminhá-lo para Deus.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[2]
“Há indivíduos que, sem vontade firme de arcarem com a responsabilidade total
que uma religião lhes acarreta, procuram adaptá-la a suas conveniências e ao
seu comodismo; e assim aceitam a parte que lhes convém na religião e desprezam
a outra. Por exemplo: vemos católicos que aceitam o catolicismo, mas excluem
dele a parte da confissão; outros que excluem dele as missas; e outros que não
aceitam seus sacerdotes. (...) Isto não é aceitar, e muito menos praticar uma
determinada religião; mas sim é uma demonstração de grande comodismo, de muito
preconceito e de muita preocupação pelas conveniências sociais. Os que assim
agem, aceitam a oferta e não o altar; o ouro do templo, e não o templo: é
evidente que semelhantes indivíduos são hipócritas, que torcem as religiões
segundo suas necessidades do momento. (...) Aqui Jesus condena a hipocrisia do
clero, que torce a religião de conformidade com suas conveniências, procurando
tirar dela o máximo proveito material. Essas práticas absurdas de quererem os
homens alcançar os favores divinos por meio de oferendas materiais, persistem
até nossos dias. As coisas divinas não se vendem, não se trocam, e não se
compram; e também não são privilégio de nenhuma religião e de nenhum indivíduo.
As coisas divinas são adquiridas por meio de um trabalho perseverante para
aperfeiçoarmos nossa alma, pelo amor ao próximo, e pela pureza de pensamentos,
palavras e atos.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[3]
“O que é a fé? É a confiança que temos em Deus, nosso Pai. É o arrimo com o
qual faremos a jornada através das reencarnações. É a alavanca com a qual
removeremos as pesadas montanhas de ignorância, que atravancam o mundo. É a
lima, com a qual desgastaremos as manchas acumuladas em nosso perispírito e que
o impedem de brilhar.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[4]
Rapinas e intemperanças são pensamentos de vícios, de gozos inferiores,
malévolos como os de cobiça, de ambição, de inveja, de ódio. “Esses pensamentos
que constituem o interior, o hipócrita os encobre com a falsa piedade e com a meticulosa
observância da religião diante do público. Deus não leva em conta a observância
exterior; mas sim a observância interior, que consiste em cada um vigiar e
trabalhar para ter o coração puro e a consciência tranqüila.” – Eliseu
Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
Em O Evangelho Segundo o
Espiritismo: “Os maus Espíritos só estão onde podem satisfazer a sua
perversidade. Para afastá-los, não basta pedir, nem mesmo ordenar que se
retirem: é necessário eliminar em nós aquilo que os atrai.”
[5]
“branqueados com cal, tornados brancos”. Antes da Páscoa, era costume caiar os
sepulcros,para que as pessoas não os tocassem acidentalmente, ficando
contaminadas cerimonialmente em prejuízo da celebração da festa. – Em O Novo
Testamento traduzido por Haroldo Dutra
[6]
“É verdade que não sacrificavam mais os profetas; porém, a todos os momentos,
agiam ao contrário do que os missionários do Senhor tinham ensinado. Agora, o
erro não tinha desculpas, porque estava sendo cometido com pleno conhecimento
de causa. Dessa maneira, acompanhavam seus pais nos mesmos erros do passado,
senão contra os profetas, pelo menos contra os mandamentos divinos. Assim agiam
pior do que seus antepassados. Estes sacrificavam os profetas, movidos pela
ignorância; seus descendentes praticavam o mal todos os dias, apesar de saberem
que estavam desrespeitando as leis de Deus. Portanto, não poderiam salvar-se
dos sofrimentos que atraíam para si, não só no presente como também nas
encarnações futuras. Analisando-se o panorama religioso atual, nota-se a mesma
coisa. Se o clero e o povo de hoje não sacrificam Jesus, vivem, contudo, tão
afastados de seus exemplos e ensinamentos, repetindo os erros que os profetas e
Jesus vieram combater.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[7]
“Jerusalém, tomada em sentido particular, simboliza o povo hebreu, cuja principal
missão consistia em trabalhar pela espiritualização da humanidade. Povo mais
adiantado em espiritualidade, cumpria-lhe receber em primeiro lugar os
ensinamentos divinos, assimilá-los, praticá-los e depois espalhá-los pelo
mundo. Por isso, desde Moisés até os apóstolos, vemos a longa série de
missionários que se encarnaram naquela nação, quase que ininterruptamente,
trazendo sempre revelações e guiando o povo para um estágio espiritual
superior. Mas, os missionários não eram ouvidos, e acabavam sendo massacrados,
em virtude de contrariarem o interesse material dos poderosos e dos que viviam
do altar.
Jerusalém, tomada em
sentido geral, simboliza a humanidade, à qual, periodicamente. Jesus tem mandado
missionários para instruí-la nas leis divinas e para espiritualizá-la. Esses
missionários se encarnaram em todos os países; porém eles, em sua maioria,
foram sacrificados, por causa do grande apego da humanidade às conveniências
mundanas, à vida profana, aos vícios e às paixões inferiores, e, sobretudo, por
irem de encontro aos grupos religiosos que exploram os povos.
Ao verificar os crimes
cometidos contra seus emissários Jesus predíz grandes sofrimentos para a
humanidade, até o dia em que se convença do caminho errado que tomou e procure,
com humildade, viver mais dignamente de conformidade com as leis divinas.” –
Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[8]
“Aquele que deseja sinceramente tornar-se útil para seus irmãos, encontra mil
ocasiões de fazê-lo. (...) Não há uma só pessoa, no livre gozo de suas
faculdades, que não possa prestar algum serviço, dar uma consolação, amenizar
um sofrimento físico ou moral, tomar uma providencia útil.” – O Evangelho Segundo
o Espiritismo
[9]
“As grandezas do mundo, por mais sólidas que aparentem ser, o tempo as destruirá.
Civilizações milenárias desapareceram, cidades populosas se transformaram em
pó, e monumentos gigantescos se dèsfizeram em casos. Tudo o que é matéria, ou
que repousa em bases materiais, mais cedo ou mais tarde, terá de sofrer as
transformações próprias da matéria.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos
Humildes
[10]
“Em sua marcha evolutiva, a humanidade se defrontará com numerosos problemas
espirituais. Aparecem então os pretensos salvadores, que com teorias absurdas,
posto que engenhosas, desviam o povo do reto caminho traçado por Jesus em seu
Evangelho. Esses falsos Cristos aparecem não só no terreno religioso, como
também no terreno científico. Assim é que temos visto as religiões organizadas,
encerradas em suas pompas e práticas exteriores ou no rigorismo da letra, não
oferecerem a seus adeptos a compreensão exata das leis divinas, entravando
temporariamente o progresso espiritual deles. E a ciência, por meio de suas
orgulhosas negações, contribuir para que o sombrio materialismo fechasse a
porta do mundo espiritual a grande número de almas.” – Eliseu Rigonatti, O
Evangelho dos Humildes
[11]
“As guerras, com seu sinistro cortejo de pestes e de fome, originam-se do fato
de os homens não obedecerem à lei da fraternidade. E os terremotos parecem
advertir aos homens da fragilidade das coisas terrenas.” – Eliseu Rigonatti, O
Evangelho dos Humildes
[12]
“Realmente, depois da partida de Jesus acelera-se a decadência do Império
Romano. Começa o longo período das guerras, que culminou na espantosa
catástrofe a que acabamos de assistir. Os discípulos também sofrem cruéis
perseguições; a princípio, por parte dos pagãos; depois, pelas religiões
oficiais. E ainda hoje, os que procuram seguir os ensinamentos do Mestre, e
pregar o Evangelho a seus irmãos, se não sofrem a perseguição física, não
escapam à perseguição moral.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[13]
“Os que ainda não desenvolveram dentro de si próprios a fé viva, e a vontade
sincera de viverem de acordo com o Evangelho, ao primeiro embate das
perseguições e das tentações do mundo, não resistirão, e abandonarão o caminho.
Não nos esqueçamos de que a vida do verdadeiro cristão é uma luta incessante
contra suas próprias imperfeições.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos
Humildes
[14]
“A fim de que cada um possa ser julgado por suas próprias obras, haverá plena
liberdade e grandes facilidades, não só para a prática do bem, como para a
prática do mal. E como a maioria se inclinará para a prática do mal, a
iniqüidade se ostentará como que triunfante. E muitos, percebendo que o mal
aumenta na face da terra, perderão a fé e renegarão o Evangelho do Mestre.
Aqueles, todavia, que persistirem na fé e na fiel observância dos ensinamentos
de Jesus, certos de que na ocasião oportuna o Senhor manifestará sua justiça,
serão salvos, isto é, terão o direito de viverem na terra regenerada, tranqüila
e feliz.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[15]
“O lugar santo é aqui o símbolo das religiões organizadas do planeta, as quais
se transformaram em instrumento de opressão dos povos. A abominação da
desolação significa os atos reprováveis cometidos pelos ministros dessas
religiões, que se tornaram verdadeiros lobos, de pastores que deveriam ser” –
Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[16]
Jesus aqui fala simbolicamente. “Sair da Judéia e fugir para os montes
significa que se desejarmos ingressar no mundo novo, que será inaugurado,
devemos abandonar a excessiva preocupação da vida material, e voltarmos a um
viver mais simples e mais espiritualizado. Não descer do telhado para levar
coisa alguma de sua casa, significa que não devemos levar para o novo mundo as
idéias do passado, porque nesse mundo que se inaugurará, novos problemas e
novas idéias nos aguardam. Não voltar do campo para buscar a túnica, significa
que devemos ser vigilantes, para que quando os tempos novos chegarem, estejamos
preparados; pois se não o estivermos, não haverá mais oportunidade para que nós
nos preparemos.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[17]
“Tomando a infância como o símbolo da inocência, Jesus nos adverte de que, nos
últimos tempos o desvairamento dos homens nos caminhos tenebrosos do mal, não
pouparia sequer as criancinhas inocentes nem o sagrado estado das mães.” -
Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[18]
“Em nossa fuga em dia de sábado ou em tempo de inverno, Jesus simboliza o
chamado do Altíssimo, que pode dar-se quando menos o esperamos, ou em dias de
adversidade.
Nos tempos antigos, principalmente
na época de Jesus, em que não havia comodidades para as viagens, o inverno era
a estação imprópria para empreendê-las. E o sábado, dado que toda a nação
hebraica o guardava, era um dia em que dificilmente alguém podia aparelhar-se
para viajar. Por conseguinte, o viajor que não se aparelhasse de antemão,
depararia com grandes dificuldades.
Assim, o indivíduo que
descuida do seu preparo espiritual, deixando-o para depois, poderá ser
surpreendido na ocasião menos adequada para seu espírito e, além de perder a
oportunidade, seu sofrimento será muito grande. ” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho
dos Humildes
[19]
“As calamidades provocadas pela maldade dos homens serão tardas, que se não
houver a intervenção da Providência Divina, nada será respeitado na terra. Mas,
a Providência Divina estará vigilante, e no momento oportuno porá um paradeiro
à loucura dos homens, para que não sejam tragados na voragem os espíritos a
caminho da regeneração.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[20]
“No meio da desordem geral, todos buscarão um recurso para se salvarem. E então
aparecerão salvadores, cujo único intuito é tirarem proveito da situação. Os
mais absurdos sistemas serão inventados para tirarem a humanidade do caos em
que se precipitou. Todavia, os escolhidos, isto é, os espíritos evangelizados,
não se enganarão, por uma razão muito simples: porque sabem que a salvação está
no Evangelho, cujos preceitos deverão servir de base a toda reforma útil que se
fizer nas instituições humanas. É evidente que os que se enganarem deverão
queixar-se de si próprios, uma vez que o Evangelho aí está para adverti-los
sobre o verdadeiro modo de viverem segundo a vontade divina. Quanto à salvação,
não virá personificada num homem. Mas sim, será o produto do esforço de todos
os espíritos do bem, encarnados e desencarnados, para o completo triunfo do
Evangelho.” – O Evangelho dos Humildes
[21]
“O corpo é a doutrina de Jesus que, pregada pelo Espiritismo de um modo
racional, conclama em torno de si as águias, isto é, os espíritos já esclarecidos
e regenerados.” – O Evangelho dos Humildes
[22]
“Sendo os ensinamentos de Jesus uma lei moral universal emanada de Deus, as
coisas materiais poderão desaparecer, sem que suas palavras deixem de
prevalecer para os espíritos.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[23]
“Neste trecho Jesus nos recomenda a máxima vigilância. Não deixemos para amanhã
nossa reconciliação com as leis divinas. Amanhã, poderá ser muito tarde. Só
Deus, Nosso Pai, sabe quando se dará a depuração do planeta, e quando cada um
de seus filhos será chamado ao mundo espiritual. Por isso, é necessário que
estejamos sempre preparados, para que possamos ser contados no número dos
escolhidos. Sejamos trabalhadores previdentes, e não sigamos o exemplo dos que
se entregam exclusivamente aos gozos e aos vícios e às mil e uma distrações que
a matéria proporciona, esquecidos de cuidarem de suas almas, corrigindo suas
imperfeições. Estes serão apanhados desprevenidos, de surpresa, e o despertar
deles para a realidade que não quiseram ver, lhes será doloroso. Preparemonos,
por conseguinte, o melhor que pudermos, sem perda de tempo, porque ao se
aferirem os valores espirituais dos aprendizes do Evangelho, será aproveitado
quem demonstrar boa aplicação das lições recebidas. A vigilância e o preparo
devem ser contínuos, em virtude de ninguem saber quando soará sua hora.” –
Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[24]
“Há servos fiéis e servos infiéis. Jesus distingue as duas espécies, enumerando
as boas qualidades de uma e as más qualidades da outra.
O servo fiel a Deus é o que
trata carinhosamente de seu progresso espiritual, sem se esquecer de ajudar a
todos os seus irmãos, na medida de suas posses e de seu adiantamento
espiritual. Se é bafejado pelos bens terrenos, transforma esses bens em fonte
de benefícios. Se é possuidor de grande inteligência, coloca-a ao serviço de
iluminação e de instrução de seus irmãos menos evoluídos. Sabendo que seu corpo
e sua alma são patrimônios divinos, cuida carinhosamente do corpo, não deixando
que ele se arruine pelos vícios, nem pelos desregramentos; cuida de sua alma,
livrando-a das imperfeições, das más paixões, do mal, e da ignorância,
dedicando-se ao estudo e à prática das leis divinas.” – Eliseu Rigonatti, O
Evangelho dos Humildes
[25]
“Vejamos agora as características do servo infiel. Há muitas maneiras de sermos
servos infiéis; por isso, é preciso muito cuidado e atenção. Os que se entregam
aos vícios, a hipocrisias, a maldades; os que se comprazem na ignorância, os
que semeiam a descrença, os que murmuram e se revoltam contra a situação em que
se encontram; os que pensam unicamente em si, esquecidos dos que os rodeiam; os
que colocam a inteligência ao serviço do mal, os que usam da fortuna para
estimularem seus apetites e paixões inferiores; os que pelo mau comportamento
dão péssimo exemplo a seu próximo; os pregadores que somente pregam o Evangelho
com os lábios, e vivem em desarmonia com o que pregam; os médiuns que usam de
sua mediunidade para fins puramente materiais; todos esses são servos infiéis.
A todos são concedidas oportunidades valiosas de serem servos fiéis; mas o
excessivo apego às coisas da terra, despertando e alimentando o egoísmo no
coração da maioria, transforma-os em servos infiéis, e maus.
Há outra espécie de servos
infiéis, e são aqueles que fazem questão de acumularem fortuna primeiro, e
saciarem-se dos gozos que a matéria pode proporcionar, para depois cuidarem da
alma. Esses agem levianamente, pois, como poderão saber se lhes será facultado
o tempo de se tornarem servos fiéis?
Outros servos infiéis são
aqueles que se riem e motejam, quando se lhes chama a atenção para as coisas
espirituais, movidos por falsa superioridade.
Os servos infiéis também
serão chamados ao mundo espiritual quando menos o esperarem, e o sofrimento
lhes fará chorar e ranger os dentes, até que aprendam a cuidar fielmente dos
patrimônios que a Providência Divina lhes confiou.” – Eliseu Rigonatti, O
Evangelho dos Humildes
[26]
“Quem quer que conheça os preceitos do Cristo é seguramente culpado, se não os
praticar”. – O Evangelho Segundo o Espiritismo
[27]
Determinada quantia em dinheiro, equivalente a 6.000 denários. Lembrando que o
denário era uma moeda de prata romana correspondente ao salário pago por um dia
de trabalho no campo. – Em O Novo Testamento traduzido por Haroldo Dutra
[28]
“Nesta parábola dos dez talentos, o homem que os distribui é Deus, e os servos
são os espíritos que se encarnam na terra. Ao encarnar-se, segundo o progresso
que já realizou, cada espírito traz uma tarefa a cumprir em benefício de seus
semelhantes. A uns é adjudicada uma tarefa de repercussão ampla, a outros
apenas no seio da família, mas todos os espíritos trazem responsabilidades
definidas. Os servos que fizeram com que os talentos se multiplicassem,
representam os homens que sabem cumprir a vontade divina, bem empregando os
dons que a Misericórdia do Pai lhes concedeu. O servo que deixou improdutivo o
talento, simboliza os homens que usam mal os dons recebidos do Senhor.” –
Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[29]
“Ao que tem se multiplicará, isto é, receberá todo o auxílio de que necessita
para que possa aumentar as virtudes que possui, adquiridas pelo sábio uso dos
dons de Deus. Ao que não tem, tirar-se-lhe-á, isto é, como não se esforçou por
acrescentar nada aos dons que Deus lhe emprestou, aquilo que parecia ser dele,
mas que na realidade não era mais do que um empréstimo que o Senhor lhe fizera
ao encarnar-se, lhe será tirado. O servo mau é a personificação de todas as
pessoas que possuem conhecimento das leis divinas, e que podiam trabalhar em
benefício de seus irmãos menos evoluídos. O trabalho em benefício deles poderia
ser realizado quer pelos dons da inteligência, instruindo-os,
espiritualizando-os, moralizandoos; quer pelos dons materiais, promovendo-lhes
o bem-estar ou suavizandolhes o sofrimento. Usando, porém, apenas para satisfação
de seu egoísmo os dons divinos de que são depositários, tornam-se servos
infiéis, que expiarão em reencarnações de sofrimentos a incúria, a preguiça e a
má vontade de que deram provas.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[30]
Cem dracmas equivaliam a uma “mina” de prata, e sessenta “minas” de prata
correspondiam a um “talento”. – Em O Novo Testamento traduzido por Haroldo
Dutra
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