Mateus 10:34-39
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Lucas 12:49-53; 14
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Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer
paz, mas espada[1];
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim[2]. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á[3]. |
Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está
aceso?
Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se! Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra. |
“Ora, ia
com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe:
Se
alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e
irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
E
qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu
discípulo.
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
Ou qual
é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro
a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra
ele com vinte mil?
De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.
De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.
Assim,
pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu
discípulo.”
Lucas 14:25-33
A RECEPÇÃO
“Quem
vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me
enviou.
Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
E
qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos,
em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu
galardão[4].”
Mateus 10:40-42
“No dia seguinte, a multidão que estava do
outro lado do mar, vendo que não havia ali mais do que um barquinho, a não ser
aquele no qual os discípulos haviam entrado, e que Jesus não entrara com os
seus discípulos naquele barquinho, mas que os seus discípulos tinham ido
sozinhos
(Contudo, outros barquinhos tinham chegado
de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças).
Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
E, achando-o no outro lado do mar,
disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas
pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará;
porque a este o Pai, Deus, o selou.
Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
Nossos pais comeram o maná no deserto, como
está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida;
aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
Mas já vos disse que também vós me vistes, e
contudo não credes.
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que
vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Murmuravam, pois, dele os judeus, porque
dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não
murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me
enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Está escrito nos profetas: E serão todos
ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a
mim.
Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Eu sou o pão da vida.
Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Eu sou o pão da vida.
Vossos pais comeram o maná no deserto, e
morreram.
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se
alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne,
que eu darei pela vida do mundo.
Disputavam, pois, os judeus entre si,
dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é
comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso
de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para
sempre.
Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.”
Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.”
João 6:22-59
JULGAMENTO DAS CIDADES DO LAGO
Mateus
11:20-24
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Lucas
10:13-16
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Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior
parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:
Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. |
Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom
se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em
saco e cinza, se teriam arrependido.
Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida. Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. |
“Jesus
exprobra a indiferença dos habitantes das cidades em que realizou a maior parte
de seus atos e de suas pregações. Apesar de tantas provas que lhes foram
fornecidas, continuavam na descrença e reincidiam nos erros. Por isso,
sofreriam mais rigorosamente a ação da Justiça Divina, porque estavam agindo
com conhecimento de causa.”
Eliseu
Rigonatti, O evangelho dos humildes
Fonte: http://cidadedafamiliadejesus.blogspot.com/
DESCANSO PARA A ALMA. A ALEGRIA DE JESUS
Mateus
11:25-30
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Lucas
10:21-24
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Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor
do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as
revelaste aos pequeninos.[5]
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.[7] |
Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças
te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos
sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas;
assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.
Tudo por meu Pai foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.
Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós
vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.
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ESPIGAS ARRANCADAS NO SÁBADO
Mateus
12:1-8
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Marcos
2:23-28
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Lucas
6:1-5
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Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus
discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
E os fariseus, vendo isto[8], disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição[9], que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. |
E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus
discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.
E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?
Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em
necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e
comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos
sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por
causa do sábado.
Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor. |
E aconteceu que, no segundo sábado após o primeiro, passou pelas
searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as
mãos, as comiam.
E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados?
E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando
teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os
comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer
senão só aos sacerdotes?
E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.
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“As religiões dogmáticas prendem seus adeptos a
rígidas práticas exteriores e colocam o culto a Deus na observância exclusiva
de fórmulas vãs, sem cogitarem de melhorar o íntimo de seus fiéis.
Jesus veio ensinar a humanidade a adorar o
Pai Celestial em espírito e verdade. Jesus desprezava o ritual das religiões
organizadas e, com freqüência, faz exatamente o contrário do que elas mandam, a
fim de demonstrar ao povo que práticas exteriores e fórmulas de adoração de
nada valem diante de Deus.
Esta lição é bem sugestiva. É um brado de
revolta do bondoso coração de Jesus contra a hipocrisia dos sacerdotes. Por que
podem os sacerdotes fazer certas coisas que proíbem aos fiéis? Pois, não
deveriam os sacerdotes ser os primeiros a darem o bom exemplo para a edificação
do povo? Então o rigorismo de Deus deixa-os de lado, a eles que são
esclarecidos e por isso mais facilmente poderiam obedecer aos preceitos
divinos, e vai castigar os inocentes, isto é, aqueles que deixaram de observar
fórmulas exteriores?
O pensamento de Jesus ao dizer: misericórdia
quero e não sacrifício, é este: — Abaixo templos e religiões organizadas para a
exploração do povo. Abaixo o sacerdócio hipócrita que vive do altar e se julga
livre de obrigações para com Deus e para com o próximo. Abaixo fórmulas vãs,
práticas exteriores, e dogmas absurdos. Substituamos toda essa inutilidade que
atravanca o mundo e enegrece as consciências, pela misericórdia, pela
fraternidade, pelo perdão, pelo Amor que deve unir todos os filhos de Deus.”
Eliseu
Rigonatti, O evangelho dos humildes
DISCURSO SOBRE A OBRA DO FILHO
“Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na
verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa
alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo
o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos
maravilheis.
Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.
Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.
E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao
Filho todo o juízo;
Para que todos honrem o Filho, como honram o
Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.
Na verdade, na verdade vos digo que quem
ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não
entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;
E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.
Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;
E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora
em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
E os que fizeram o bem sairão para a
ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação[10].
Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.
Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.
Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
Há outro que testifica de mim, e sei que o
testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
Eu, porém, não recebo testemunho de homem;
mas digo isto, para que vos salveis.
Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.
Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.
Mas eu tenho maior testemunho do que o de
João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu
faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.
E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
E a sua palavra não permanece em vós, porque
naquele que ele enviou não credes vós.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
E não quereis vir a mim para terdes vida.
Eu não recebo glória dos homens;
Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
E não quereis vir a mim para terdes vida.
Eu não recebo glória dos homens;
Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
Eu vim em nome de meu Pai, e não me
aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?
Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?
Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis
em mim; porque de mim escreveu ele.
Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?”
Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?”
João 5:19-47
A ÁRVORE E SEUS FRUTOS
“Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom,
ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore[11].
Raça de víboras, como podeis vós dizer boas
coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa
que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Porque por tuas palavras serás justificado,
e por tuas palavras serás condenado.”
Mateus 12:33-37
EXORTAÇÃO AO ARREPENDIMENTO
“E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes
ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os
seus sacrifícios.
E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a
torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos
homens habitam em Jerusalém?
Não, vos digo; antes, se não vos
arrependerdes, todos de igual modo perecereis.”
Lucas 13:1-5
PARÁBOLA DA FIGUEIRA INFRUTÍFERA
“E dizia esta parábola: Um certo homem tinha
uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos
venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda
a terra inutilmente?
E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.”
E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.”
Lucas 13:6-9
O SINAL DE JONAS . A VOLTA DO ESPÍRITO IMPURO
Mateus
12:38-45
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Lucas 11:29-32;
24-26
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Então alguns
dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos
ver da tua parte algum sinal.
Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra[12]. Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas. A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão[13].
E, quando o
espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando
repouso, e não o encontra.
Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí.
E, voltando,
acha-a desocupada, varrida e adornada.
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. [14]
Assim
acontecerá também a esta geração má.
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E,
ajuntando-se a multidão,
começou a
dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro
sinal, senão o sinal do profeta Jonas;
Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração. A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas.
Quando o
espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso;
e, não o achando,
diz: Tornarei
para minha casa, de onde saí.
E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro. |
A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS
Mateus
12:46-50
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Marcos 3:31-35
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Lucas 8:19-21
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E, falando ele
ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo
falar-lhe.
E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe[15]. |
Chegaram,
então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar.
E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. |
E foram ter
com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da
multidão.
E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te.
Mas,
respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a
palavra de Deus e a executam.
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“Aqui
Jesus começa a pregar a fraternidade universal. A despeito dos laços
transitórios do sangue, somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai, que é Deus.
Não importa a cor, a raça, a religião, o credo político a que cada um pertence;
estas coisas são transitórias e deixam o espírito, logo que este desencarne.
Também são transitórios os laços consangüíneos; pelo desencarne, estes laços se
desfazem, permanecendo apenas os laços da afeição e da simpatia que unem os
espíritos uns aos outros. No mundo espiritual, nossa verdadeira pátria, não há
pais, mães, maridos e esposas: há apenas irmãos, filhos de Deus. Se Deus
permite que nós nos agrupemos em famílias distintas aqui na terra, é para que
através dos laços consangüíneos, das alegrias e das dores suportadas em comum,
aprendamos a fraternidade sem mácula.
A
lei da fraternidade universal baseia-se na Harmonia, no Amor, na Verdade e na
Justiça.
Entre
irmãos que somos, deve reinar a mais bela harmonia. Devemos evitar discórdias,
querelas, brigas e descontentamento; e quando surgirem dúvidas, todos devem
esforçar-se para resolvê-las harmoniosamente.
Amor
é a estima recíproca que deve reinar entre todos. Amparando-nos, ajudando-nos,
tolerando-nos uns aos outros, implantaremos na terra o Amor.
A
Verdade é a sinceridade com que devemos tratar-nos uns aos outros, evitando a
hipocrisia e a maledicência.
A
Justiça é o respeito rigoroso que devemos à propriedade alheia, por mais
insignificante que o objeto seja. Jamais contrariemos a lei da fraternidade,
apropriando-nos, por meios ilícitos, do que pertence aos outros. E saibamos
sempre, em quaisquer circunstâncias, dar o seu a seu dono, quer no terreno
material quer no terreno moral.”
Eliseu
Rigonatti, O Evangelho dos humildes
PARÁBOLA DO SEMEADOR
Mateus 13:1-23
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Marcos 4:1-20
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Lucas 8:4-15
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Tendo Jesus
saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;
E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte
caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não
tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu
entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta[16]. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.[18] Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Ouvindo alguém
a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi
semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.[19]
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem
raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a
perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;[20]
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;[21]
Mas, o que foi
semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um
produz cem, outro sessenta, e outro trinta.[22]
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E outra vez
começou a ensinar junto do mar,
e ajuntou-se a
ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o
mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.
E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram; E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda; Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.
E outra caiu
entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto.
E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem. E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E, quando se achou só, osque estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola. E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.
E disse-lhes:
Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?
O que semeia, semeia a palavra; E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam. E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem. |
E,
ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele,
disse por
parábola:
Um semeador saiu a semear a sua semente
e, quando
semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;
E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;
E outra caiu
entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;
E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?
E ele disse: A
vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por
parábolas,
para que
vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
Esta é, pois, a parábola:
A semente é a
palavra de Deus;
E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria,
mas, como não têm
raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;
E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo pordiante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança. |
A CANDEIA
Marcos 4:21-25
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Lucas 8:16-18
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E disse-lhes:
Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama?
não vem antes para se colocar no velador?
Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada a vós que ouvis. Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. |
E ninguém,
acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas
põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz.
Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. Vede, pois, como ouvis;
porque a
qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece
ter lhe será tirado.
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PARÁBOLA DO CRESCIMENTO DA SEMENTE
“E dizia: O reino de Deus é assim como se um
homem lançasse semente à terra.
E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.
E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.
Porque a terra por si mesma frutifica,
primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga.
E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe
logo a foice, porque está chegada a ceifa.”
Marcos 4:26-29
PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO/CIZÂNIA
“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O
reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo,
e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio[23].
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio[23].
E os servos do pai de família, indo ter com
ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que
tem, então, joio?
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro[24].”
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro[24].”
Mateus 13:24-30
“Então, tendo despedido a multidão, foi
Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos
a parábola do joio do campo.
O campo é o mundo; e a boa semente são os
filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos[26].
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes[27].
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos[26].
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes[27].
Então os justos resplandecerão como o sol,
no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça[28].”
Mateus 13:36-43
A BEM AVENTURANÇA VERDADEIRA
“E aconteceu que, dizendo ele estas coisas,
uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o
ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.
Mas ele disse: Antes bemaventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.”
Mas ele disse: Antes bemaventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.”
Lucas 11:27,28
PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA
Mateus
13:31,32
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Marcos 4:30-32
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Lucas 13:18-19
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Outra parábola
lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o
homem, pegando nele, semeou no seu campo;
O qual é, realmente, a menor de todas as sementes;
mas,
crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as
aves do céu, e se aninham nos seus ramos[29].
|
E dizia: A que
assemelhare-mos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?
É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra; Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra. |
E dizia: A que
é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?
É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta;
e cresceu, e
fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.
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PARÁBOLA DO FERMENTO E O ENSINO POR PARÁBOLAS
Mateus
13:33-35
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Marcos 4:33,34
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Lucas 13:20-21
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Outra parábola
lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e
introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado[30].
Tudo isto
disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas;
Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo[31]. |
E com muitas
parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender.
E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos. |
E disse outra
vez: A que compararei o reino de Deus?
É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou. |
Atualizado em 06/09/2019
Bibliografia:
Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida.
Kardec,
Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Brasilia, FEB, 2013. 131ª Edicao.
Rigonatti, Eliseu. O evangelho dos humildes. Disponível em http://bvespirita.com/Livros2-O.html.
Pesquisa feita em Janeiro/2019.
Dias, Haroldo Dutra. O Novo Testamento. 1a ed,
Brasília: FEB, 2013.
[1]
Quando Jesus disse essas palavras, seu pensamento era: “Não penseis que a minha
doutrina se estabeleça pacificamente. Ela trará lutas sangrentas, para as quais
o meu nome servirá de pretexto. Porque os homens não me haverão compreendido,
ou não terão querido compreender-me. Os irmãos, separados pelas suas crenças,
lançarão a espada um contra o outro, e a divisão se fará entre os membros de
uma mesma família, que não terão a mesma fé(...).” - Em O Evangelho Segundo o
Espiritismo
[2]
“Ser digno de Jesus, portanto, é saber superar todos os obstáculos que se nos
apresentarem contra nosso desejo de espiritualização. Esses obstáculos se
maniféstarão com maior intensidade em nosso ambiente doméstico; é
indispensável, então, uma grande dose de boa vontade, muita fé em Deus, muita
oração a fim de que esses obstáculos sejam removidos, não pela violência, mas
pelo entendimento mútuo e pelo amor que todas as criaturas se devem umas às
outras.” – Eliseu Rigonatti, O evangelho dos humildes
[3]
“Acham sua alma na terra os que julgam que é aqui que estão seus únicos
interesses e concentram seus esforços apenas na consecução das coisas
materiais.(...) Perder a alma por Jesus é observar rigorosamente os seus
preceitos, única maneira de se conseguir a riqueza espiritual, que fará com que
as almas se achem ricas e felizes quando desencarnarem.” – Eliseu Rigonatti, O
evangelho dos humildes
[4]
“Profetas, no tempo de Jesus, eram os inspirados que ensinavam o povo a
respeitar os mandamentos divinos. E os justos eram as pessoas que viviam
conforme a lei de Deus. Era crença geral que o Pai não deixaria sem recompensa
aqueles que agasalhassem um profeta ou um justo. Jesus leva mais longe ainda a
recompensa divina, afirmando que receberão a paga celeste até os que derem um
simples copo dágua a um pobrezinho, pela simples razão de quererem obedecer aos
preceitos do Evangelho.” – Eliseu Rigonatti, O evangelho dos humildes
[5] “Deus não
esconde as coisas aos sábios e aos entendidos; é o orgulho que não os deixa
vê-las. Ao passo que os pequeninos, isto é, os despidos de orgulho e de
presunção, iluminados pela fé pura que lhes concede segura intuição, assimilam
facilmente as lições divinas e fazem delas caminho para a felicidade
espiritual.” - Eliseu Rigonatti, O evangelho dos humildes
[6]
“Jesus se conforma com a incompreensão da época, porque tinha certeza de que
seus ensinamentos jamais se perderiam. No caminho do progresso, o que a alma
não aceita hoje, aceitará no futuro.” - Eliseu Rigonatti, O evangelho dos
humildes
[7]
“O jugo de Jesus é a humildade, a fraternidade, o perdão, o amor, a resignação,
a calma, a paciência e a confiança em Deus; é a paz e a bondade; é a certeza de
uma vida eterna, vivida em perene alegria no seio de nosso Pai celestial; é o
doce descanso de nossas almas, que pela fé e pelas boas obras, subirão aos
planos divinos.” - Eliseu Rigonatti, O evangelho dos humildes
[8]
Os discípulos de Jesus não sofrem censura por colherem espigas em um campo
alheio, conduta permitida pela Torah (Dt 23:26), mas por fazê-lo num dia de
sábado, uma vez que era proibido qualquer tipo de trabalho (Ex 34:21) neste
dia, segundo regras de interpretação complexas elaboradas pelos fariseus – Em O
Novo Testamento traduzido por Haroldo Dutra
[9]
Trata-se do “pão perpétuo”, aquele que estaria sempre sobre a mesa (Nm 4:7),
expostos na presença do Senhor (2Cr 2:4) e preparados todos os sábados (1Cr
9:32), visto que deviam estar sempre frescos. A cada sábado eram trocados por
outros novos, sendo que os pães velhos pertenciam aos sacerdotes, que poderiam
comê-los no “lugar santo” (Ex 25:30; Lv 24:5-9; 1 Sm 21:6). Eram doze pães,
colocados sobre a mesa, seis de um lado e seis do outro, num local conhecido
como “lugar santo”, onde somente os sacerdotes tinham acesso – em O Novo Testamento
traduzido por Haroldo Dutra
[10]
Segundo Severino Celestino da Silva, “ao contrário do muito que se tem
divulgado, nestes versículos, Jesus apresenta a certeza das inúmeras chances
que Deus nos oferece para repararmos os erros por nós cometidos. Em resumo: Existem chances para todos os que erram.
Jesus nos fala destas oportunidades dadas por Deus, através das diversas
existências que podemos receber, até atingirmos o despertar da VIDA com Ele, ou
a Ressurreição final. É impossível se atingir a “Ressurreição Final” em uma só
existência. Este é o conceito de todas as religiões que professam as múltiplas
existências, princípio divino que Kardec nomeou de “Reencarnação”.
[11]
“A árvore é a religião; os frutos são o bem e o mal que os adeptos de uma
religião espalham. Aqui Jesus nos adverte de que são os adeptos de uma religião
que a tornam boa ou má.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos humildes
[12]
“Três dias e três noites no coração da terra, como Jonas esteve três dias e
três noites no ventre da baleia, é um símbolo de que Jesus se serve para
descrever-nos o estado de transição, que se seguiria ao seu desencarne, antes
de poder materializar-se a seus discípulos.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho
dos humildes.
[13]
“Os habitantes de Nínive simbolizam os que se afastaram das leis de Deus, mas
que retornam a elas, logo que alguém lhes abra os olhos. A rainha do meio-dia
simboliza os que começam a praticar as leis divinas, assim que alguém lhas
ensine. O convite celeste chega aos homens continuamente. Em sua misericórdia
jamais o Pai deixa qualquer um de seus filhos ao desamparo espiritual. Servese
ele, para isso, dos mais variados meios: das palavras de um amigo, das
advertências dolorosas do sofrimento, dos exemplos de outros irmãos, da voz
íntima que cada um traz dentro de si, que é a consciência e, por vezes, até dos
lábios inocentes de uma criança. Acontece que uns aceitam o convite e passam a
trilhar o caminho reto; outros continuam rebeldes e recalcitrantes, sem
quererem ouvir o convite celeste.” – Eliseu Rogonatti, O Evangelho dos humildes
[14]
“Não basta que os espíritos obsessores sejam doutrinados e encaminhados. Há
absoluta necessidade de que o homem construa sua fortaleza moral, a fim de que
não mais seja assaltado pelo mal. Se não se fortificar pela prática do bem e
pela moralização de sua vida, segundo os preceitos do Evangelho, novos
espíritos obsessores tomarão o lugar. dos primeiros e o estado da vítima se
tornará pior.” – Eliseu Rigonatti, O Evangelho dos Humildes
[15] Jesus serviu-se da ocasião da chegada de sua
família para estabelecer a diferença entre o parentesco corporal e o parentesco
espiritual. – O Evangelho Segundo o
Espiritismo
[16]
“Nesta formosa parábola, Jesus classifica cada um dos que se achegariam ao
Evangelho. Não somente o Evangelho é o semeador das verdades divinas, como
também é uma bússola que Jesus deixou para a humanidade se orientar. Dos que se
acercam do Evangelho, há os que aceitam os ensinamentos divinos com facilidade;
e há os que não os aceitam”. – Eliseu Rigonatti, O evangelho dos humildes
[17]
“Jesus lhes falava por parábolas, por serem as parábolas provérbios que
acompanhariam os povos através dos tempos. Apesar de pequeninas como são,
condensam em poucas palavras verdades profundas e que podem ser aplicadas em
todos os tempos por serem expressões da sabedoria popular. Em qualquer época,
por mais intelectualizados que estejam os povos, jamais conseguirão suplantar
as parábolas de Jesus. Elas encerram sabedoria profunda, simplicidade de
palavras, sentimento e se quadram maravilhosamente a todas as inteligências. Os
pequeninos as entendem e os letrados nunca as desprezarão. Passarão os
milênios, a humanidade se adiantará, mas as parábolas de Jesus sempre terão
ensinamentos morais a darem aos homens.” – Eliseu Rigonatti, O evangelho dos
humildes
[18]
“Jesus aqui se refere aos bens espirituais e ao conseqüente reflexo deles sobre
os bens materiais. A observância dos preceitos divinos faz com que os bens
espirituais, que constituem a verdadeira e imperecível riqueza do espírito,
aumentem incessantemente. E o reflexo do respeito às leis divinas, o encarnado
o receberá na parte material, porque se cada um de nós se esforçar por nosso
aprimoramento espiritual, Deus nos dará as facilidades materiais por acréscimo
de misericórdia.
Os que não têm são aqueles
que se dedicam unicamente à matéria. Esquecidos de que um dia deixarão tudo, e
iludidos pelos gozos que a matéria lhes proporciona, não procuram conquistar os
bens espirituais. A esses será tirado o que julgavam possuir, porque as coisas
da terra constituem apenas um empréstimo; ninguém as possui para sempre. Por
isso Jesus diz que ao que tem se lhe dará e terá em abundância, isto é, quem
cuidar do seu espírito irá rico de bens espirituais para o mundo espiritual,
sem nunca ficar desamparado enquanto estiver encarnado. E dizendo que aos que
não têm até o que têm lhes será tirado, quis dizer que aquele que não cuidar de
desenvolver suas riquezas espirituais, ao desencarnar perderá o que possuía na
matéria e comparecerá pobre no mundo espiritual.” – Eliseu Rigonatti, O
evangelho dos humildes
[19]
“Explicando a parábola do semeador, Jesus retrata a categoria espiritual de
cada um a quem é endereçada a palavra divina. Aqui vemos os indiferentes;
achegam-se ao Evangelho, ouvem as lições e retiram-se; seus corações não sentem
os ensinamentos e, por comodismo, acham mais fácil abandoná-los; são terrenos
ainda não preparados para a semeadura.” – Eliseu Rigonatti, O evangelho dos humildes
[20]
“Aqui vemos os entusiastas e os discípulos de primeira hora, os quais depressa
se cansam de seus trabalhos espirituais Aceitam o Evangelho mas o abandonam tão
logo tenham de fazer qualquer esforço para pô-lo em prática. O entusiasmo deles
se esfria ao receberem a mais ligeira crítica contra a doutrina que abraçaram
ou ao surgirem dificuldades para segui-la.” – Eliseu Rigonatti, O evangelho dos
humildes
[21]
“Temos aqui aqueles que ao ouvirem a palavra divina, comparam as coisas
materiais com as espirituais e se decidem pelas materiais, por parecer-lhes um
caminho mais fácil e mais cômodo; são almas de pequenino desenvolvimento
espiritual, que se acomodam melhor nas facilidades que a matéria proporciona.
Dos males é preferível sempre o menor; é mais conveniente que assim procedam do
que tomarem um compromisso divino e depois desistirem dele, o que lhes
acarretaria conseqüências desastrosas. É natural que assim aconteça, por. que
se ao falharmos com nossos compromissos terrenos temos de arcar com as conseqüências,
o mesmo sucederá se falharmos com o compromisso divino.” – Eliseu Rigonatti, O
evangelho dos humildes
[22]
“Eis aí a personificação do adepto sincero; abraça os ensinamentos divinos,
esforça-se por praticá-los e trabalha no campo espiritual sem medir
sacrifícios. E cada um produzirá de acordo com seu adiantamento espiritual; uns
mais e outros menos. Esta comparação de Jesus dizendo que uns dão cem, outros
sessenta e outros trinta por um, significa que na seara do Senhor há trabalho
para todos, desde o mais pequenino ao mais letrado, desde o mais pobrezinho ao
mais bem situado no mundo. Não há escolha de classe social, nem de cor, nem de
fortuna, nem de credos nem de intelectos; todos podem produzir segundo suas
capacidades e posses.” – Eliseu Rigonatti, O evangelho dos humildes
[23]
Esta parábola nos explica porque na terra o mal existe ao lado do bem. Eliseu
Rigonatti comenta que depois de sua formação, a terra se tornou apta a receber
os espíritos, que aqui viriam desenvolver-se. Esses espíritos se encarnaram
simples e ignorantes e deveriam iniciar seu longo aprendizado, que os transformaria
em espíritos perfeitos. Como porém cada um possui o seu livre-arbítrio, uns se
dedicaram ao bem e outros, ao mal. E a terra passou a ser qual seara onde, ao
lado da planta generosa e útil, crescesse também a planta venenosa.
[24]
Eliseu Rigonatti comenta que muitos corações bem formados se admiram que o
Senhor não o elimine do globo. Mas esclarece que esse dia chegará. Depois de o
Evangelho ser pregado a todos os povos da terra, de modo que ninguém possa
alegar ignorância das leis divinas, o Senhor procederá à ceifa, isto é, os maus
serão compelidos a desencarnarem e a se retirarem para mundos inferiores, mais
de conformidade com o caráter de cada um; então a terra será um imenso celeiro
de almas regeneradas. Em muitas pessoas o bem que possuem já supera o mal que
ainda não conseguiram extirpar de seu íntimo. Por isso os mentores espirituais
as toleram condescendentemente, porque sabem que esses defeitos desaparecerão
no momento oportuno. Ao passo que se fossem agir energicamente contra essas
pessoas, provavelmente elas sofreriam na parte boa que trazem consigo;
correriam o risco de se afastarem e assim perderem a oportunidade de
regeneração completa, a qual seria relegada para um futuro, por vezes remoto.
[25]
O Filho do homem é Jesus e a boa semente é o Evangelho. (Eliseu Rigonatti)
[26]
Os filhos do reino são todos aqueles que procuram viver de conformidade com os
preceitos divinos. Os maus filhos são os que se comprazem no mal, nos vícios,
na descrença e não se esforçam por melhorar seu estado espiritual. O diabo
simboliza as tentações do mundo, que desviam os homens fracos do caminho da
espiritualidade. O tempo da ceifa é a época em que se dará a reforma da terra,
depurando-a de todos os elementos nocivos e refratários ao bem, que entravam o
progresso espiritual do globo. Os segadores serão os elevados espíritos
colaboradores e Jesus, os quais presidirão à seleção. (Eliseu Rigonatti)
[27]
Os espíritos exilados se entregarão ao desespero e ao arrependimento simbolizados
no choro e no ranger de dentes. (Eliseu Rigonatti)
[28]
Com o desaparecimento da face da terra de todas as causas do mal e de seus
promotores, nosso planeta se tornará uma estância de trabalho, cheia de paz e
de grandes realizações espirituais e seus habitantes gozarão da felicidade.
Quem tem ouvidos de ouvir ouça, é um convite que Jesus nos faz no sentido de
aproveitarmos o mais possível nossa encarnação e os ensinamentos evangélicos.
(Eliseu Rigonatti)
[29]
Jesus prediz que seu Evangelho (o reino dos céus) cobrirá a terra toda. Foi uma
pequenina semente que Jesus trouxe à terra; plantou-a nos corações de seus
discípulos, os quais a espalharam pelo mundo. (Eliseu Rigonatti)
[30]
Assim como a massa se fermenta vagarosamente, assim também a humanidade não compreenderá
nem assimilará os ensinamentos espirituais de uma só vez, mas aos poucos.
Quanto mais a humanidade estudar o Evangelho, tanto mais gosto irá tendo por
ele e tanto melhor o irá compreendendo e descobrindo como aplicá-lo em todos os
departamentos das atividades terrenas. (Eliseu Rigonatti)
[31]
As coisas escondidas desde a criação do mundo são os ensinamentos que Jesus nos
trouxe e as revelações que nos fez da sobrevivência da alma, a reencarnação dos
espíritos, a fraternidade universal, a bondade divina e os poderes espirituais
da alma, os quais podem serem movimentados pela fé e pela prece. Jesus se
servia de parábolas para ilustrar seus ensinamentos, facilitando assim a
compreensão do povo, que ainda tinha dificuldades em compreender os
ensinamentos espirituais abstratos. (Eliseu Rigonatti)
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