domingo, 15 de julho de 2018

07.K) Povos de Israel. Macabeus


Periodo de revolta contra a opressão dos reis gregos de Antioquia.

“A política determinada de Antíoco IV (175-163 a.C.) de helenizar o seu reino, mais cedo ou mais tarde, compeliu os judeus à rebelião. No começo, contudo, o rei conseguiu todo o apoio que poderia ter desejado dos judeus helenizados. (...)
Em 172 a.C., Antíoco se aproximou de um certo Menelau (irmão de Simão, inimigo de Onias III[1]), que lhe ofereceu um grande suborno; outra vez o dinheiro falou e Menelau obteve o ofício de sumo sacerdote. Ele entrou em Jerusalém e Jason[2] fugiu para Amon. Em Antioquia, Onias III foi assassinado por Andrônico, ministro do rei.
Antíoco IV entrou em Jerusalém em 169 a.C. no retorno de sua primeira campanha militar no Egito e, com a conivência de Menelau, saqueou o Templo. No ano seguinte, o rei invadiu o Egito outra vez, mas teve de retirar-se, quando se defrontou com o ultimato do Senado romano. Entrementes, com o rumor da morte do rei, Jason atacou Jerusalém; Menelau pode manter em seu poder a cidadela situada ao norte do Templo. Com a aproximação de Antíoco, Jason fugiu; o subsequente curso de sua fuga terminou com a sua morte em Esparta. Antíoco interpretou a ação de Jason como uma revolta e decidiu tratá-la como tal.
Em 167 a.C., enviou seu comandante, Apolônio, numa campanha contra Jerusalém, com uma grande força militar. Muitos dentre o povo foram massacrados, a cidade foi parcialmente destruída e seus muros foram arrasados.  Foi construída uma fortaleza chamada Acra; ela dominava o vale do Tiropeon, e o templo foi guardado por uma forte guarnição síria.


Fonte: blog geografia bíblica

A Acra era, de fato, uma colônia de pagãos helenizados e judeus renegados, com a constituição de uma polis grega. O decreto de Antíoco III, que garantia a livre observância da lei judaica foi ab-rogado. Em vez disso, a religião judaica foi proscrita. O Templo foi dedicado a Zeus Olimpo (...) e um altar pagão foi erigido em cima do altar dos holocaustos. A 25 de Quislev (8 de dezembro) de 167 a.C., sacrifícios pagãos foram oferecidos no Templo.  (...) As ações de Antíoco contribuíram para endurecer a resistencia judaica e levou os hesitantes à rebelião. (...)
Matatias, sacerdote de Modin, a oeste de Jerusalém, deu o sinal para a revolta. (...) O idoso Matatias morrei em 166 a.C., mas não sem antes de ter confiado a liderança da rebelião a seu filho Judas Macabeu (166-160 a.C.). (...)
Como resultado, chegou-se a um acordo com Antíoco IV em 15 de Xantico (15 de abril) de 164 a.C. (vide 2 Mc 11,27-33): foi declarada uma anistia geral e foram abolidos os decretos que causaram a revolta. A 25 de Quislev de 164 a.C. – três anos a contar do dia seguinte à profanação pagã – Judas teve o Templo purificado e os sacrifícios foram oferecidos.(...)[3]
Simão[4] então voltou-se para Demétrio II (que ainda mantinha parte do reino) e foi confirmado como sumo sacerdote e governador. Era o ano de 142 a.C., daí em diante considerado como o ano da independência judaica. (...)
Em 140 a.C., Demetrio II foi feito prisioneiro pelos patros e, dois anos mais tarde, ele teve por sucessor seu irmão Antíoco VII Sidetes (138-129 a.C.), que se livrou de Trifão. (...)
Então aconteceu uma tragédia contra os judeus: Simão foi traicoeiramente morto por seu genro Ptolomeu. (...) Ptolomeu então apelou para Antíoco VII por tropas e pediu para ser indicado como governador. Uma tentativa para assassinar João, o filho restante de Simao, fracassou; ao contrario, João foi aclamado em Jerusalém e aceito pelo povo como sumo sacerdote e governador.
De João Hircano em diante, os príncipes macabeus são conhecidos como os hasmoneus (de Hasmão, um ancestral da família); embora pudesse ser dito que a dinastia tinha começado realmente com Simao Macabeu, o qual conseguiu a independência).(...)
Em 134 a.C., Antíoco VII, cuja tentativa para intimidar Simão tinha fracassado, avançou para a Palestina; ele tomou Jope e Gazara e cercou Jerusalém. Joao foi obrigado a render-se e, embora continuasse ainda como sumo sacerdote e governador, tinha de pagar tributo. Como vassalo de Antíoco, ele tomou parte numa campanha militar contra os partos. Os curtos dias da independência pareciam chegar ao fim.
Não obstante, as circunstancias favoreceram os judeus. Em 129 a.C., Antíoco VII foi morto em ação contra os partos e os selêucidas perderam o controle da Palestina. Joao Hircano ficou livre para agir. Ele conquistou Moab (dos nabateus[5]), assumiu o controle da Samaria – destruindo prontamente o templo do monte Garizim – e fez campanha militar na Iduméia[6]. Ele foi ardorosamente apoiado pelos hasidim[7], que agora começavam a ser conhecidos como fariseus. Joao Hircano morreu em 104 a.C.”
Chave para a Bíblia, Wifrid John Harrington. 





 Fonte: Politica Geral, WordPress

Pompeu, que tinha conquistado a Ásia Menor, entrou na Palestina em 63 a.C. Jerusalém resistiu e foi tomada depois de um cerco de três meses. Isso marcou o fim da independência judaica. Hircano II foi estabelecido como sumo sacerdote e recebeu o titulo de etnarca[8].

Em 63 a.C. dois dos Hasmoneus disputavam o trono em Jerusalém. Para apartar essa briga, chamaram as tropas romanas, iniciando uma ocupação que duraria séculos.
Os romanos começaram devagar. Deixaram o sumo sacerdócio para os hasmoneus. Mas entregaram o poder a uma família de estrangeiros idumeus. (...)
A partir do reinado dos Hasmoneus, foram se estruturando partidos dentro do povo. De um lado estavam os saduceus[9]. Era um partido formado pelas grandes famílias sacerdotais, os aristocratas latifundiários, os grandes comerciantes. Controlavam o Templo e o Sinedrio[10]. Eram chefiados pelo sumo sacerdote. Aceitavam abertamente a ocupação romana, já que dependiam do comercio internacional controlado por eles.
O outro partido era dos fariseus. Tinha sua origem no movimento dos assideus e foram duramente perseguidos pelos hasmoneus. Reunia os pequenos proprietários, artesãos, escribas e gente do povo.”


Fariseus
Saduceus
Classe Media
Rica aristocracia sacerdotal
Apelavam à piedade e aprendizado
Linhagem e posicao social
Progressistas
Conservadores
Padroes religiosos para as massas
Administracao do templo e rituais

Embora nos Evangelhos os escribas sejam muito frequentemente associados com os fariseus, os termos “escriba” e “fariseu” não são idênticos, porque os escribas, mesmo no sentido restrito de doutores da Lei, existiram muito antes que o partido dos fariseus emergisse. (...) Contudo é verdade que a grande maioria dos escribas se inclinava para o farisaismo e sua posicao como mestres do povo aumentou grandemente a influencia dos fariseus.
Este parece ser o ponto adequado para inserir uma palavra de explicação acerca do Talmude, pois sua compilação foi obra de escribas tardios. A mais antiga codificação escrita da lei oral é chamada de Mishá (repetição). A Mishá é essencialmente uma coleção de halakoth  - regras de conduta deduzidas da Lei que são anteriores ao ano 200 d.C. A Tosephta (complemento) é um corpo de material semelhante à Mishá na forma e no conteudo. Finalmente a Gemará (conclusão) contem tradicoes não incorporadas na Mishá, as decisoes dos rabis tardios, bem como exortações morais e legendas. A Mishá e o Gemará juntas formam o Talmude – isto é, a compilação das tradições orais rabínicas. Há dois Talmudes, que diferem amplamente em conteúdo e extensão: o Talmude de Jerusalem (século V) e o Talmude Babilonico (século VII). 

Pompeu foi derrotado em 48 a.C. na batalha de Farsalia. Antipater[11] foi ao Egito para ajudar César e em 47 a.C., Julio Cesar estava na Palestina. Hircano II foi confirmado como etnarca e Antipater foi feito procurador da Judeia; os filhos de Antipater eram governadores; Fasael em Jerusalem e Herodes na Galileia. Em 44 a.C., Cesar foi assassinado e Antipater apoiou Crasso, que tinha vindo à Siria. Antipater foi envenenado e seu sucessor foi Herodes (43 a.C.). A batalha de Filipos aconteceu em 42 a.C. e no ano seguinte Marco Antonio estava no Oriente. Herodes e Fasael, que o apoiavam, foram nomeados tetrarcas e Hircano permaneceu como sumo sacerdote.
Os partos invadiram a Síria em 40 a.C. e Antígono, filho de Aristobulo II) aproveitou a oportunidade. Com a ajuda dos invasores, ele sitiou Herodes e Fasael em Jerusalem. Herodes tentou escapar, mas Fasael suicidou-se; Hircano teve suas orelhas cortadas, mutilação que o impediu de continuar com o oficio de sumo sacerdote.
A reação romana à invasão dos partos foi rápida: por volta de 39 a.C., a Ásia Menor e a Síria tinham sido recuperadas. Herodes tinha seguido para Roma, onde foi reconhecido como “Rei dos Judeus” por Otavio e Antonio – e foi-lhe dada a tarefa de conquistar seu reino. (...) Antígono foi capturado e mandado para Antioquia, onde foi executado. A dinastia dos hasmoneus chegava ao fim”.

A leitura profética da historia, Dom Antonio Celso de Queiroz 

Harrington, Wifrid John. Chave para a Bíblia: a revelação: a promessa: a realização. 1a Ed, São Paulo. Ed. Paulinas, 1985
http://geografia-biblica.blogspot.com/2012/05/serie-vales-de-jerusalem-tiropeon.html. Pesquisa feita em julho/2018.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nabateus. Pesquisa feita em julho/2018.
https://politicageral.wordpress.com/2011/05/31/qual-o-nome-da-terra-santa/. Pesquisa feita em Julho/2018.
Queiroz, Dom Antonio Celso de. A leitura profética da historia. 3ª Ed., São Paulo. Edicoes Loyola, 1992.
Borger, Hans. Uma história do povo judeu. Vol 1 – de Canaã à Espanha. 1ª Ed, São Paulo:  Ed. Sêfer, 1999.




[1] Onias III, o sumo sacerdote
[2] Jason, Irmão de Onias III
[3] Essa data significa a festividade de Hanukah, que dura 8 dias (uma historia do povo judeu)
[4] Simão, general da costa da Palestina, irmão de Jonatas (160-143 a.C.)
[5] Antes conhecidos como os Edomitas, tiveram origem no bíblico Esaú, irmão de Jacó, filhos de Isaac e netos do patriarca Abraão. Esaú, quando se zangou com o seu irmão Jacob, partiu e fundou a cidade de Edom. (Wikipedia)
[6] Edom (hebraico). Idumeia (latim)
[7] Hasidim ou hassideus. Grupo inteiramente dedicado a Lei.O movimento dos hasidim do período dos macabeus sobreviveu, nos tempos posteriores, em dois ramos: fariseus e essênios. Praticavam resistência passiva, mas evitavam envolvimento nas atividades políticas.
[8] governador de províncias
[9] Descendentes ou partidários de Sadoc, sacerdote de Salomao (1 Rs 2,35)
[10] Senado de sacerdotes e leigos com setenta membros mais o presidente da assembleia. Dividos em 3 grupos: chefes das famílias sacerdotais, anciãos (representantes da aristocracia leiga) e escribas. Podiam prender malfeitores e puni-los. Sentenca de morte tinha que ser ratificada pelo procurador romano.
[11] Antipas ou Antipater, governador da Idumeia

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