domingo, 6 de maio de 2018

07. D) Povos de Israel. Samuel e a instituição da monarquia


Samuel, filho de Ana e Eucana (viviam em Ramá, na região de Zufe, na região montanhosa de Efraim). Naquele tempo, os sacerdotes eram Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli. 1Samuel 1:1-3



Ana, que não conseguia ter filhos, ora ao Senhor que caso a conceda um filho, ela o entregaria ao Senhor, e o cabelo deste filho nunca seria cortado (nazireu). Assim um tempo depois nasce Samuel. Após ser desmamado, foi levado à casa do Senhor em Siló. 1Samuel 1:11;20;24.

“E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor.
E continuou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do Senhor.”

Biblia Sagrada,
1 Samuel 3:19-21








“E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida.
E ia de ano em ano, e rodeava a Betel, e a Gilgal, e a Mizpá, e julgava a Israel em todos aqueles lugares.
Porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 7:15-17




“Samuel é o primeiro juiz não-guerreiro, convocado para a liderança não pelos seus dotes de coragem física, mas por sua autoridade moral. (...) Após o espetacular fim de Sansão, os filisteus avançam com grande força contra a parte meridional do país, ponto mais frágil da estrutura político-geográfica de Israel. A região montanhosa central ainda é dominada pelos jebusitas, encastelados em sua capital, Jerusalém. Se os filisteus conseguirem fazer junção com os jebusitas, o país estará fatalmente dividido ao meio.
Era uma das mais sérias ameaças que os israelitas já haviam enfrentado e a maioria das tribos responde à urgente convocação de Samuel para mobilizar-se. O confronto com os filisteus resulta em derrota. (...) Para a segunda batalha, Israel corteja a ajuda divina. A Arca Sagrada com as Tábuas da Lei, também chamada a Arca da Aliança, relíquia guardada no santuário de Shilô, é conduzida à frente do exército, como se fazia ao levantar acampamento no deserto: “E quando a Arca se punha em movimento, Moisés dizia: Levanta-te, ó Eterno, e que sejam dispersados teus inimigos e fujam da tua presença os que te odeiam!” (Num. 10:35) É este mesmo versículo que, três mil anos depois, os judeus ainda entoam nas suas sinagogas ao retirar os rolos da Torah da Arca Santa, onde são guardados.
Mas a Arca não consegue competir com o revolucionário armamento dos filisteus, as novas espadas e escudos de ferro. Mais uma vez os israelitas são fragorosamente abatidos e a Arca Sagrada cai nas mãos do inimigo. Alguns meses depois, os filisteus devolvem-na acompanhada de ricas oferendas expiatórias. À sua presença, será atribuída uma série de misteriosas pragas.”
Uma história do povo judeu, Hans Borger

“Tomaram os filisteus a arca de Deus, e a colocaram na casa de Dagom[1], e a puseram junto a Dagom.
Levantando-se, porém, de madrugada no dia seguinte, os de Asdode, eis que Dagom estava caído com o rosto em terra, diante da arca do Senhor; e tomaram a Dagom, e tornaram a pô-lo no seu lugar.
E, levantando-se de madrugada, no dia seguinte, pela manhã, eis que Dagom jazia caído com o rosto em terra diante da arca do Senhor; e a cabeça de Dagom e ambas as palmas das suas mãos estavam cortadas sobre o limiar; somente o tronco ficou a Dagom.
Por isso nem os sacerdotes de Dagom, nem nenhum de todos os que entram na casa de Dagom pisam o limiar de Dagom em Asdode, até ao dia de hoje.
Porém a mão do Senhor se agravou sobre os de Asdode, e os assolou; e os feriu com hemorróidas, em Asdode e nos seus termos.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 5:2-6

“A autoridade de Samuel era mais de natureza religiosa que política. Além disso, seus filhos eram indignos de suceder-lhe e o povo não os queria. O perigo filisteu pressionava; estavam estabelecidos nas montanhas de Efraim, ao passo que os amonitas tinham recomeçadoos ataques a Galaad. Percebeu-se que era necessário um rei para unir o povo contra os inimigos.”
Chave para a Bíblia, Wifrid John Harrington. 


“E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.
Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.”
Bíblia Sagrada,1 Samuel 8:1-5

“E havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso.
Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.
E perderam-se as jumentas de Quis, pai de Saul; por isso disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, e levanta-te e vai procurar as jumentas.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 9:1-3

“Subiram, pois, à cidade; e, vindo eles no meio da cidade, eis que Samuel lhes saiu ao encontro, para subir ao alto.
Porque o Senhor revelara isto aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo:
Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo; porque o seu clamor chegou a mim.
E quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo.

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 9:14-17

“Mas, para dar ao ato seu toque final, democrático, Samuel consigna Os Direitos do Rei em um livro com esse título, o qual deposita no santuário. (1Sm. 10:25) Lamentavelmente, esse precioso livro, documentando o que talvez tenha sido a primeira tentativa na história do estabelecimento de uma monarquia constitucional, não ficou preservado.
A designação sacerdotal-profética e a aclamação popular de um rei constitui uma marca importante na história de Israel. Ao ceder à vontade popular que exigia um rei, Samuel rompe não só com a concepção teocrática pura mas também com a ideia da liderança carismática. Desse ponto em diante, quando profetas ou sacerdotes ungem os reis de Israel, o procedimento, na maioria das vezes, não passa de uma formalidade, a sucessão acontecendo automaticamente por hereditariedade ou como consequência revolucionária, pela lei do mais forte.”
Uma história do povo judeu, Hans Borger

“Saul foi proclamado rei pelo povo de Guilgal por volta de 1.030 a.C e estabeleceu o seu quartel-general em Gabaá, a cerca de 6km ao norte de Jerusalém, onde construiu uma fortaleza. Os filisteus, aparentemente, não tinham dado muito peso à instituição da monarquia e Saul não os provocou.”
Chave para a Bíblia, Wifrid John Harrington. 

“Saul reinou um ano; e no segundo ano do seu reinado sobre Israel,
Saul escolheu para si três mil homens de Israel; e estavam com Saul dois mil em Micmás e na montanha de Betel, e mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim; e o resto do povo despediu, cada um para sua casa.
E Jônatas feriu a guarnição dos filisteus, que estava em Gibeá, o que os filisteus ouviram; pelo que Saul tocou a trombeta por toda a terra, dizendo: Ouçam os hebreus.
Então todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a guarnição dos filisteus, e também Israel se fez abominável aos filisteus. Então o povo foi convocado para junto de Saul em Gilgal.
E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar; e subiram, e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Áven.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 13:1-5





“E sucedeu que, no dia da peleja, não se achou nem espada nem lança na mão de todo o povo que estava com Saul e com Jônatas; porém acharam-se com Saul e com Jônatas seu filho.
E saiu a guarnição dos filisteus ao desfiladeiro de Micmás.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 13:22,23

“Sucedeu, pois, que um dia disse Jônatas, filho de Saul, ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está lá daquele lado. Porém não o fez saber a seu pai.
E estava Saul à extremidade de Gibeá, debaixo da romeira que havia em Migrom; e o povo que estava com ele era uns seiscentos homens.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 14:1,2

“Então subiu Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajem de armas atrás dele; e os filisteus caíam diante de Jônatas, e o seu pajem de armas os matava atrás dele.
E sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu pajem de armas feriram uns vinte homens, em cerca de meia jeira de terra que uma junta de bois podia lavrar.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 14:13,14

“Olharam, pois, as sentinelas de Saul em Gibeá de Benjamim, e eis que a multidão se dissolvia, e fugia para cá e para lá.
Disse então Saul ao povo que estava com ele: Ora contai, e vede quem é que saiu dentre nós. E contaram, e eis que nem Jônatas nem o seu pajem de armas estavam ali.
Então Saul disse a Aías: Traze aqui a arca de Deus (porque naquele dia estava a arca de Deus com os filhos de Israel).
E sucedeu que, estando Saul ainda falando com o sacerdote, o alvoroço que havia no arraial dos filisteus ia crescendo muito, e se multiplicava, pelo que disse Saul ao sacerdote: Retira a tua mão.
Então Saul e todo o povo que havia com ele se reuniram, e foram à peleja; e eis que a espada de um era contra o outro, e houve mui grande tumulto.
Também com os filisteus havia hebreus, como dantes, que subiram com eles ao arraial em redor; e também estes se ajuntaram com os israelitas que estavam com Saul e Jônatas.
Ouvindo, pois, todos os homens de Israel que se esconderam pela montanha de Efraim que os filisteus fugiam, eles também os perseguiram de perto na peleja.
Assim livrou o Senhor a Israel naquele dia; e o arraial passou a Bete-Áven.

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 14:16-23

“E Saul deixou de seguir os filisteus; e os filisteus se foram ao seu lugar.
Então tomou Saul o reino sobre Israel; e pelejou contra todos os seus inimigos em redor; contra Moabe, e contra os filhos de Amom, e contra Edom, e contra os reis de Zobá, e contra os filisteus, e para onde quer que se tornava executava castigo.
E houve-se valorosamente, e feriu aos amalequitas, e liberou a Israel da mão dos que o saqueavam.”

Bíblia Sagrada, 1 Samuel 14:46-48

“E houve uma forte guerra contra os filisteus, todos os dias de Saul; por isso Saul a todos os homens valentes e valorosos que via, os agregava a si.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 14:52

“E disse Saul aos queneus: Ide-vos, retirai-vos e saí do meio dos amalequitas, para que não vos destrua juntamente com eles, porque vós usastes de misericórdia com todos os filhos de Israel, quando subiram do Egito. Assim os queneus se retiraram do meio dos amalequitas.
Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.
E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada.
E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.
Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.”

Bíblia Sagrada, 1 Samuel 15:6-11

“A tragédia de Saul é que ele foi incapaz de escolher entre a obediência a Iahweh, que o tinha escolhido, e os desejos do povo, que o tinha aclamado. Ele procurou fazer uma acordo.O profeta interveio para proteger os direitos absolutos de Iahweh contra o povo e o rei. A oposição, inerente à monarquia, entre política profana e os interesses de Iahweh, é sempre enfatizada. Esse conflito entre o rei e o profeta ocorrerá repetidamente na história da monarquia”.
Chave para a Bíblia, Wifrid John Harrington. 

“Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.”


Bíblia Sagrada,
1 Samuel 16:1

“E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 16:5

“Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;
Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.
Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.
Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.
Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho.
Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas.
Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos.
E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 16:10-23

“Depois de sua rejeição, Saul foi tomado por um “espírito maligno” (é óbvio, daquele momento em diante, que Saul estava neurótico[2]) e Davi se tornou seu menestrel e ajudante-de-campo.”
Chave para a Bíblia, Wifrid John Harrington. 

“E os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, no termo de Damim.
Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus.
E os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e o vale estava entre eles.
Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados[3] e um palmo.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 17:1-4



“E Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul era este homem já velho e adiantado em idade entre os homens.”

Bíblia Sagrada, 1 Samuel 17:12

‘Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 17:15

“E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 17:22

“E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 17:25-27

“E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.
E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 17:31-37

“E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 17:42-45

“E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 17:49-51

“E Davi tomou a cabeça do filisteu, e a trouxe a Jerusalém; porém pôs as armas dele na sua tenda.
Vendo, porém, Saul, sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o capitão do exército: De quem é filho este moço, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei.
Disse então o rei: Pergunta, pois, de quem é filho este moço.
Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu.
E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 17:54-58

“E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.
E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 18:1,2

“Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.”

Bíblia Sagrada,
1 Samuel 18:6-9

“E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele.
Vendo então Saul que tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele.”

Bíblia Sagrada, 1 Samuel 18:14,15


“E Saul deu ordem aos seus servos: Falai em segredo a Davi, dizendo: Eis que o rei te está mui afeiçoado, e todos os seus servos te amam; agora, pois, consente em ser genro do rei.
E os servos de Saul falaram todas estas palavras aos ouvidos de Davi. Então disse Davi: Parece-vos pouco aos vossos olhos ser genro do rei, sendo eu homem pobre e desprezível?
E os servos de Saul lhe anunciaram isto, dizendo: Foram tais as palavras que falou Davi.
Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não tem necessidade de dote, senão de cem prepúcios de filisteus, para se tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pela mão dos filisteus.
E anunciaram os seus servos estas palavras a Davi, e este negócio pareceu bem aos olhos de Davi, de que fosse genro do rei; porém ainda os dias não se haviam cumprido.
Então Davi se levantou, e partiu com os seus homens, e feriu dentre os filisteus duzentos homens, e Davi trouxe os seus prepúcios, e os entregou todos ao rei, para que fosse genro do rei; então Saul lhe deu por mulher a sua filha.
E viu Saul, e notou que o Senhor era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava.
Então Saul temeu muito mais a Davi; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 18:22-29


“E tornou a haver guerra; e saiu Davi, e pelejou contra os filisteus, e feriu-os com grande matança, e fugiram diante dele.
Porém o espírito mau da parte do Senhor se tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa, e tendo na mão a sua lança; e tocava Davi com a mão, a harpa.
E procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou de diante de Saul, o qual feriu com a lança a parede; então fugiu Davi, e escapou naquela mesma noite.
Porém Saul mandou mensageiros à casa de Davi, que o guardassem, e o matassem pela manhã; do que Mical, sua mulher, avisou a Davi, dizendo: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã te matarão.
Então Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou.
E Mical tomou uma estátua e a deitou na cama, e pôs-lhe à cabeceira uma pele de cabra, e a cobriu com uma coberta.
E, mandando Saul mensageiros que trouxessem a Davi, ela disse: Está doente.
Então Saul tornou a mandar mensageiros que fossem a Davi, dizendo: Trazei-mo na cama, para que o mate.
Vindo, pois, os mensageiros, eis que a estátua estava na cama, e a pele de cabra à sua cabeceira.
Então disse Saul a Mical: Por que assim me enganaste, e deixaste ir e escapar o meu inimigo? E disse Mical a Saul: Porque ele me disse: Deixa-me ir, por que hei de eu matar-te?
Assim Davi fugiu e escapou, e foi a Samuel, em Ramá, e lhe participou tudo quanto Saul lhe fizera; e foram, ele e Samuel, e ficaram em Naiote.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 19:8-18

“Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele.
E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
E foi Davi dali a Mizpá dos moabitas, e disse ao rei dos moabitas: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que saiba o que Deus há de fazer de mim.
E trouxe-os perante o rei dos moabitas, e ficaram com ele todos os dias que Davi esteve no lugar forte.
Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques naquele lugar forte; vai, e entra na terra de Judá. Então Davi saiu, e foi para o bosque de Herete.
E ouviu Saul que já se sabia de Davi e dos homens que estavam com ele; e estava Saul em Gibeá, debaixo de um arvoredo, em Ramá, e tinha na mão a sua lança, e todos os seus criados estavam com ele.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 22:1-6


“Em outras palavras, Davi vira chefe de um bando de foras-da-lei à cuja frente ruma pelas estepes de Judá, vivendo dos tributos que arrecada entre os criadores de gado em troca de “proteção”.
Uma história do povo judeu, Hans Borger

“E faleceu Samuel, e todo o Israel se ajuntou, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. E Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; e era este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.
E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe.

Bíblia Sagrada,1 Samuel 25:1-3



“Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.
E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.
Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 25:23-25

“E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu.
E, ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que julgou a causa de minha afronta recebida da mão de Nabal, e deteve a seu servo do mal, fazendo o Senhor tornar o mal de Nabal sobre a sua cabeça. E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 25:38,39

“Também tomou Davi a Ainoã de Jizreel; e ambas foram suas mulheres.
Porque Saul tinha dado sua filha Mical, mulher de Davi, a Palti, filho de Laís, o qual era de Galim.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 25:43,44

“E acampou-se Saul no outeiro de Haquilá, que está defronte de Jesimom, junto ao caminho; porém Davi ficou no deserto, e viu que Saul vinha seguindo-o no deserto.
Pois Davi enviou espias, e soube que Saul tinha vindo.


Bíblia Sagrada,1 Samuel 26:3,4

“Disse, porém, Davi no seu coração: Ora, algum dia ainda perecerei pela mão de Saul; não há coisa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos filisteus, para que Saul perca a esperança de mim, e cesse de me buscar por todos os termos de Israel; e assim escaparei da sua mão.
Então Davi se levantou, e passou, com os seiscentos homens que com ele estavam, a Aquis, filho de Maoque, rei de Gate.
E Davi ficou com Aquis em Gate, ele e os seus homens, cada um com a sua casa; Davi com ambas as suas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita.
E, sendo Saul avisado que Davi tinha fugido para Gate, não cuidou mais de buscá-lo.
E disse Davi a Aquis: Se eu tenho achado graça em teus olhos, dá-me lugar numa das cidades da terra, para que ali habite; pois por que razão habitaria o teu servo contigo na cidade real?
Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje).
E foi o número dos dias, que Davi habitou na terra dos filisteus, um ano e quatro meses.

Bíblia Sagrada,1 Samuel 27:1-7


“E Aquis confiava em Davi, dizendo: Fez-se ele por certo aborrecível para com o seu povo em Israel; por isso me será por servo para sempre.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 27:12

 “O êxito de Davi convenceu Saul de que Davi era seu rival, e foi movido pelo desejo insano de destruir Davi. Este foi perseguido através do deserto de Judá, até que, desesperado, se colocou fora do alcance das garras de Saul, tornando-se vassalo de um príncipe filisteu, Aquis, seren  de Gat, que cedeu a ele o território de Siceleg. Isto lhe deu a oportunidade, por um perigoso jogo duplo, de insinuar-se tanto com seu senhor como com os príncipes de Judá.”
Chave para a Bíblia, Wifrid John Harrington. 

“Davi (...) pede asilo a Aquish, rei de Gat, um dos cinco reis arquiinimigos de Israel. O filisteu fica contente por atrair David com seu pequeno exército para seu lado, embora não fique entusiasmado pela ideia de ter o adversário constantemente a seu lado. Por isso manda-o estabelecer-se no vilarejo de Ziquelag, um lugar afastado, longe dos grandes eventos políticos.
É o que casa perfeitamente com os planos de David. Estará em território filisteu e, portanto, fora do alcance de Saul, mas ao mesmo tempo pertinho de Judá – sua base política –, em contato com amigos e partidários. Passa a viver com o que lhe rendem as emboscadas contra beduínos – seminômades sem ligação nem com os filisteus, nem com os israelitas. Tanto compatriotas como inimigos aceitam de bom grado as sobras do espólios que David lhes oferece.”
Uma história do povo judeu, Hans Borger

“E ajuntaram os filisteus todos os seus exércitos em Afeque; e acamparam-se os israelitas junto à fonte que está em Jizreel.
E os príncipes dos filisteus se foram para lá com centenas e com milhares; porém Davi e os seus homens iam com Aquis na retaguarda.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 29:1,2

“Disseram então os príncipes dos filisteus: Que fazem aqui estes hebreus? E disse Aquis aos príncipes dos filisteus: Não é este Davi, o servo de Saul, rei de Israel, que esteve comigo há alguns dias ou anos? Coisa nenhuma achei nele desde o dia em que se revoltou, até ao dia de hoje.
Porém os príncipes dos filisteus muito se indignaram contra ele; e disseram-lhe os príncipes dos filisteus: Faze voltar este homem, para que torne ao lugar em que tu o puseste, e não desça conosco à batalha, para que não se torne nosso adversário na batalha; pois, com que poderia este agradar a seu Senhor? Porventura não seria com as cabeças destes homens?”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 29:3,4

“Então Aquis chamou a Davi e disse-lhe: Vive o Senhor, que tu és reto, e que a tua entrada e a tua saída comigo no arraial é boa aos meus olhos; porque nenhum mal em ti achei, desde o dia em que a mim vieste, até ao dia de hoje; porém aos olhos dos príncipes não agradas.
Volta, pois, agora, e vai em paz; para que não faças mal aos olhos dos príncipes dos filisteus.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 29:6,7

“Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 30:1

“Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.
Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 30:8,9

“E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram.
Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 30:17,18

“Os filisteus, pois, pelejaram contra Israel; e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, e caíram mortos na montanha de Gilboa.
E os filisteus perseguiram a Saul e a seus filhos; e mataram a Jônatas, e a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul.
E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e muito temeu por causa dos flecheiros.
Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.
Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele.
Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.”

Bíblia Sagrada,1 Samuel 31:1-6

“As figuras de Samuel e de Saul assinalam importantes passagens na história de Israel. Trata-se de personagens que encerram a época dos juízes e iniciam a transição de uma vaga confederação tribal para uma monarquia centralizadora. O fracasso de Samuel como chefe militar concluiu definitivamente a era da liderança carismática. A nação passa a ser liderada pelo braço secular: o rei. Ao profeta ficará reservada a crítica do presente e a visão do futuro”.
Uma história do povo judeu, Hans Borger


Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida.
Borger, Hans. Uma história do povo judeu. Vol 1 – de Canaã à Espanha. 1ª Ed, São Paulo:  Ed. Sêfer, 1999.
Harrington, Wifrid John. Chave para a Bíblia: a revelação: a promessa: a realização. 1a Ed, São Paulo. Ed. Paulinas, 1985
https://www.bibliatodo.com/mapas-biblicos. Pesquisa feita em maio/2018
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dagom. Pesquisa feita em maio/2018
https://www.dicionarioinformal.com.br/neur%C3%B3tico/. Pesquisa feita em maio/2018
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B4vado. Pesquisa feita em maio/2018



[1] Dagon ou Dagom é um deus fenício e cananeu. Segundo o escritor fenício Sanconíaton, traduzido do fenício por Filo de Biblos e preservado por Eusébio de Cesareia, Urano casou-se com sua irmã Ge, e teve vários filhos: Ilus, também chamado de CronosBetilo, Dagom, que significa Siton (pão-trigo) e Atlas. Dagom, depois que desenvolveu o pão de trigo, foi chamado de Zeus Arótrio (Wikipéwdia)

[2] Um ser com uma reação excessiva da mente e do sistema nervoso aos distúrbios físicos ou a experiências desagradáveis. (Dicionário inFormal)
[3] O Côvado está entre as primeiras unidades de medida registradas com uso entre povos antigos. A mais antiga unidade de medida da qual se tem registro vem do Egito Antigo, sendo denominado hoje de Côvado real (Mahe) e que media entre 523 e 525 mm (20.6 a 20.64 polegadas) (Arnold 1991. Construção no Egito. Alvenaria Faraônica em Rochas: 296. -> Wikipédia). Considerando o covado como 50cm aproximadamente, Golias teria cerca de 3m de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário