“O rei, pois, não deu ouvidos ao
povo; porque esta revolta vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o
Senhor tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de
Nebate.
Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas.
Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas.
No tocante, porém, aos filhos de
Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou Roboão.
Então o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou, e ele morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao carro para fugir para Jerusalém.
Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.”
Então o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou, e ele morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao carro para fugir para Jerusalém.
Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.”
Biblia Sagrada, 1 Reis 12:15-19
“E foram os dias que Jeroboão reinou
vinte e dois anos; e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu
lugar.
E Roboão, filho de Salomão, reinava em Judá; de quarenta e um anos de idade era Roboão quando começou a reinar, e dezessete anos reinou em Jerusalém, na cidade que o Senhor escolhera de todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita.
E fez Judá o que era mau aos olhos do Senhor; e com os seus pecados que cometeram, provocaram-no a zelos, mais do que todos os seus pais fizeram.
E Roboão, filho de Salomão, reinava em Judá; de quarenta e um anos de idade era Roboão quando começou a reinar, e dezessete anos reinou em Jerusalém, na cidade que o Senhor escolhera de todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita.
E fez Judá o que era mau aos olhos do Senhor; e com os seus pecados que cometeram, provocaram-no a zelos, mais do que todos os seus pais fizeram.
Porque também eles edificaram altos,
e estátuas, e imagens de Aserá sobre todo o alto outeiro e debaixo de toda a
árvore verde.
Havia também sodomitas na terra; fizeram conforme a todas as abominações dos povos que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.
Havia também sodomitas na terra; fizeram conforme a todas as abominações dos povos que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.
Ora, sucedeu que, no quinto ano do
rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém,
E tomou os tesouros da casa do
Senhor e os tesouros da casa do rei; e levou tudo. Também tomou todos os
escudos de ouro que Salomão tinha feito.”
Biblia Sagrada, 1 Reis 14:20-26
“E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos
os seus dias.
E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.”
E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.”
Biblia Sagrada, 1 Reis 14:30,31
O REINO DIVIDIDO - APÓS A MORTE DE SALOMÃO
REINO NORTE - ISRAEL: Rubem -
Simeão - Dã - Naftali - Gade - Aser - Issacar - Zebulom - Efraim e Manasses
(casa de José)
REINO SUL – JUDÁ: Judá e Benjamin
A casa de
Levi foi designada ao sacerdócio e não recebeu território proprio, apenas
cidades dentro de outras tribos.
“A Samaria é maior do que Judá em extensão
territorial e em população. A topografia dos dois reinos é diferente e
consequentemente também o é sua economia A Samaria possui amplas regiões
naturalmente irrigadas e tem uma agricultura abundante; Judá é mais rochosa e
pastoril. Enquanto os vizinhos de Judá são os parcos moabitas e edomitas, de
hábitos simples e de economia despretenciosa, a Samaria se defronta com as
luxuriosas civilizações do pujante império arameu e dos mercadores
internacionais fenícios. Comparativamente, a Samaria é mais rica e Judá mais
modesta.
Em que pesem todas essas diferenças,
os dois reinos compartilham a mesma cultura religiosa israelita, denominador
comum que os distingue dos seus respectivos vizinhos. Samaria e Judá repudiam,
em princípio – se bem que nem sempre na prática – costumes profundamente
arraigados nas outras culturas, tais como a prostituição religiosa e a
bruxaria, e ambos abominam os sacrifícios humanos, nomeadamente o hediondo
infanticídio, a incineração de crianças, que normal nos cultos pagãos – que o
praticam para maior alegria dos seus deuses-, ocorre em Israel só uma vez ou
outra, em meio a conjunturas excepcionalmente decadentes.
Outra diferença característica que
Judá e Samaria têm em comum face as outras nações é uma fundamentalmente
distinta concepção de suas monarquias. Entre as demais civilizações, vizinhas
próximas ou distantes, o rei possui um alto grau de santidade, é um ser
intocável (”tabu” persistente, monarcas ainda hoje restringem o de resto
habitual aperto de mãos em seus cumprimentos). No Egito, o faraó é ele próprio
um deus; na Assíria, como na Babilônia, os reis, ainda que usurpadores, são
considerados filhos ou eleitos dos deuses; e entre os hititas, o rei se torna
deus depois de morto. Mesmo dez séculos mais tarde, os césares de Roma ainda
são deificados, embora escarnecidos por povo e senadores”.
Uma história do povo judeu, Hans Borger
Segue
abaixo um resumo dos reis que governaram Israel e Judá até o exílio (as datas
possuem estimativas diferentes por diferentes estudiosos – todo período
acontece antes de Cristo):
REINO DE ISRAEL
“Povos de outras regiões foram
trazidos para Samaria e se estabeleceram no lugar dos deportados e a
colonização da Samaria continuou durante o reinado de Sargon e seus sucessores.
Os colonizadores trouxeram a sua própria religião, mas aceitaram a Iahweh como
uma divindade local; os israelitas que foram deixados em sua terra se perderam
no meio desse sincretismo pagão. Depois da queda de Samaria, o destino do
javismo tinha apenas Judá como centro”.
Chave para a Bíblia, Wifrid John Harrington.
“Após o cisma das dez tribos,
Samaria tornou-se a capital do reino dissidente de Israel. Destruída e
reconstruída numerosas vezes, ela foi, sob o dominio romano, sede
administrativa da Samaria, uma das quatro divisões da Palestina. Herodes,
chamado o Grande, a embelezou com suntuosos monumentos e, para agradar Augusto,
deu-lhe o nome de Augusta, em grego Sebaste.
Os samaritanos estiveram quase sempre
em guerra com os reis de Judá. Uma aversão profunda, datando da época da
separação, perpetuou-se entre os dois povos, que se esquivavam a todas as formas
de relações recíprocas. Os samaritanos, para tornarem a cisão mais profunda e
não terem de ir a Jerusalém, para a celebração das festas religiosas, construíram um
um templo próprio e adotaram certas reformas: admitiam somente o Pentateuco,
que contém a lei de Moisés, e rejeitavam todos os outros livros que lhe haviam
sido posteriormente anexados. Seus livros sagrados eram escritos em caracteres
hebraicos da mais alta antiguidade. Para os judeus ortodoxos, eles eram
heréticos e, por isso mesmo eram desprezados, anatematizados e perseguidos. O
antagonismo das duas nações tinha, portanto, como único princípio, a divergência
de opiniões religiosas, embora as crenças tivessem a mesma origem. Eles eram os protestantes da
época”.
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec
REINO DE JUDÁ – Capital Jerusalém
“Porque sucedeu que os filhos de
Israel pecaram contra o Senhor seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito,
de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.
E andaram nos estatutos das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel, e nos dos reis de Israel, que eles fizeram.
E andaram nos estatutos das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel, e nos dos reis de Israel, que eles fizeram.
E os filhos de Israel fizeram
secretamente coisas que não eram retas, contra o Senhor seu Deus; e edificaram
altos em todas as suas cidades, desde a torre dos atalaias até à cidade
fortificada.
E levantaram, para si, estátuas e
imagens do bosque, em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as árvores
verdes.
E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações, que o Senhor expulsara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o Senhor.
E serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis estas coisas.
E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações, que o Senhor expulsara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o Senhor.
E serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis estas coisas.
E o Senhor advertiu a Israel e a
Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos
de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos,
conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo
ministério de meus servos, os profetas.
Porém não deram ouvidos; antes
endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor
seu Deus.
E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.
E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.
E deixaram todos os mandamentos do
Senhor seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um
ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.
Também fizeram passar pelo fogo a
seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e
venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocarem à
ira.
Portanto o Senhor muito se indignou
contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente
a tribo de Judá.
Até Judá não guardou os mandamentos
do Senhor seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que eles fizeram.
Por isso o Senhor rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença.”
Por isso o Senhor rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença.”
Biblia Sagrada, 2 Reis 17:7-20
Mapa
da época de Roboão contendo as cidades citadas na Biblia, 2 Cronicas 11:5
“Depois da queda de Jerusalém. Judá se tornou uma
província babilônica. Antes de deixar a Síria, Nabucodonosor nomeou governador
certo Godolias, homem de família nobre que, como indica um selo que traz seu
nome, encontrado em Laquis, tinha sido um dos principais ministros de Sedecias.
Ele se estabeleceu em Maspa, ao que parece porque Jerusalém não tinha condições
de habitação, foi apoiado por uma pequena guarnição babilônica e teve o apoio
moral de Jeremias. Godolias procurou conciliar o povo, mas caiu vítima de uma
conspiração tramada por Ismael, membro da casa real; a guarnição babilônica e
alguns judeus fiéis a Godolias foram massacrados. Ismael escapou para Amon,
enquanto muitos judeus, temendo uma vingança por parte da Babilonia, fugiram
para o Egito (...)”
Chave para a Bíblia, Wifrid John Harrington.
“No ano vinte e cinco do nosso
cativeiro, no princípio do ano, no décimo dia do mês, catorze anos depois que a
cidade foi conquistada, naquele mesmo dia veio sobre mim a mão do SENHOR, e me
levou para lá.”
Biblia Sagrada, Ezequiel 40:1
“Assim diz o Senhor DEUS: Este será
o termo conforme o qual repartireis a terra em herança, segundo as doze tribos
de Israel; José terá duas partes.
E vós a herdareis, tanto um como o
outro; terra sobre a qual levantei a minha mão, para dá-la a vossos pais; assim
esta mesma terra vos cairá a vós em herança.
E este será o termo da terra; do
lado do norte, desde o mar grande, caminho de Hetlom, até à entrada de Zedade;
Hamate, Berota, Sibraim, que estão entre o termo de Damasco e o termo de Hamate; Hazer-Haticom, que está junto ao termo de Haurã.
Hamate, Berota, Sibraim, que estão entre o termo de Damasco e o termo de Hamate; Hazer-Haticom, que está junto ao termo de Haurã.
E o termo será desde o mar até
Hazar-Enom, o termo de Damasco, e na direção do norte, para o norte, está o
termo de Hamate. Este será o lado do norte.
E o lado do oriente, entre Haurã, e
Damasco, e Gileade, e a terra de Israel será o Jordão; desde o termo do norte
até ao mar do oriente medireis. Este será o lado do oriente.
E o lado do sul, para o sul, será desde Tamar até às águas da contenda de Cades, junto ao ribeiro, até ao mar grande. Este será o lado do sul.
E o lado do sul, para o sul, será desde Tamar até às águas da contenda de Cades, junto ao ribeiro, até ao mar grande. Este será o lado do sul.
E o lado do ocidente será o mar
grande, desde o termo do sul até a entrada de Hamate. Este será o lado do
ocidente.
Repartireis, pois, esta terra entre vós, segundo as tribos de Israel.
Será, porém, que a sorteareis para vossa herança, e para a dos estrangeiros que habitam no meio de vós, que gerarão filhos no meio de vós; e vos serão como naturais entre os filhos de Israel; convosco entrarão em herança, no meio das tribos de Israel.
Repartireis, pois, esta terra entre vós, segundo as tribos de Israel.
Será, porém, que a sorteareis para vossa herança, e para a dos estrangeiros que habitam no meio de vós, que gerarão filhos no meio de vós; e vos serão como naturais entre os filhos de Israel; convosco entrarão em herança, no meio das tribos de Israel.
E será que na tribo em que habitar o
estrangeiro, ali lhe dareis a sua herança, diz o Senhor DEUS.”
Biblia Sagrada, Ezequiel 47:13-23
Durante o
reinado de Salomao, um arameu chamado Rason (c. de 740-732 a.C.) conquistou
Damasco e fez-se rei. Logo encontramos Baasa de Israel fazendo um tratado com
Bem-Adad I de Damasco. Dois antigos inimigos tornaram-se aliados contra o
perigo comum assírio. Porém, passado o perigo imediato, a guerra entre Damasco
e Israel recomeçou e prolongou-se. Em 732 a.C., Damasco foi tomada e destruída
pelos assírios.
Após a
restauracao do templo por Josias, Neco, rei do Egito, levou seu exército para
Carquemis, junto ao rio Eufrates, e Josias e seu exército saíram para lutar com
contra ele. Neco não desejava batalhar contra Judá, porém Josias não recuou e
levou seu exército para a batalha na planície de Megido. Jeoacaz reinou em seu
lugar porém foi deposto pelo rei do Egito. Esse rei nomeou Eliaquim, irmão de
Joacaz, também chamado Jeoaquim, como rei de Judá e levou Jeoacaz para o Egito
como prisioneiro. Após 11 anos do seu reinado, Nabucodonosor atacou Jerusalén e
prendeu Jeoaquim, levando o para a Babilônia. Nabucodonosor nomeia Zedequias,
tio de Joaquim, rei sobre Judá e Jerusalém. Jeremias era profeta nessa época. O
exército babilônio acaba queimando o templo, derruba os muros de Jerusalém,
queima os palácios e destrói tudo que havia de valor.
“No ano terceiro do reinado de
Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, a Jerusalém, e a
sitiou.”
Biblia Sagrada, Daniel 1:1
“E o rei lhes determinou a porção
diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem
mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
E entre eles se achavam, dos filhos
de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;
E o chefe dos eunucos[1]
lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o
de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Ora, Deus fez com que Daniel achasse
graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
E disse o chefe dos eunucos a
Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a
vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os
dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para
com o rei.
Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
Experimenta, peço-te, os teus servos
dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.
Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.
E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes.
Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.”
Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.
E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes.
Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.”
Biblia Sagrada, Daniel 1:5-17
“E Daniel permaneceu até ao primeiro
ano do rei Ciro.”
Biblia Sagrada, Daniel 1:21
Daniel uma
vez interpreta o sonho do rei enquanto nenhum dos outros sábios da Babilonia
conseguia e entao:
“Então o rei Nabucodonosor caiu
sobre a sua face, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação
e perfumes suaves.
Respondeu o rei a Daniel, e disse:
Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de
mistérios, pois pudeste revelar este mistério.
Então o rei engrandeceu a Daniel, e
lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de
babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de
babilônia.
E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.”
E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.”
Biblia Sagrada, Daniel 2:46-49
“O rei Belsazar[2]
deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos
mil.”
Biblia Sagrada, Daniel 5:1
“Então Daniel foi introduzido à
presença do rei. Falou o rei, dizendo a Daniel: És tu aquele Daniel, um dos
filhos dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?
Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria.
Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria.
Agora mesmo foram introduzidos à
minha presença os sábios e os astrólogos, para lerem este escrito, e me fazerem
saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras.
Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti
que podes dar interpretação e resolver dúvidas. Agora, se puderes ler este
escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e
terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante.”
Biblia Sagrada, Daniel 5:13-16
“Então mandou Belsazar que vestissem
a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e
proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu
reino.
Naquela noite foi morto Belsazar,
rei dos caldeus.
E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.”
E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.”
Biblia Sagrada, Daniel 5:29-31
“E pareceu bem a Dario constituir
sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino;
E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano.
E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano.
Então o mesmo Daniel sobrepujou a
estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei
pensava constituí-lo sobre todo o reino.
Então os presidentes e os príncipes
procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam
achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum
erro nem culpa.
Então estes homens disseram: Nunca
acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na
lei do seu Deus.
Então estes presidentes e príncipes
foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: Ó rei Dario, vive para sempre!
Todos os presidentes do reino, os capitàes e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
Todos os presidentes do reino, os capitàes e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
Agora, pois, ó rei, confirma a
proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos
e dos persas, que não se pode revogar.
Por esta razão o rei Dario assinou o
edito e a proibição.
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.
Então se apresentaram ao rei e, a
respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo
qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem,
por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões?
Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos
persas, que não se pode revogar.
Então responderam ao rei,
dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso
de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua
oração.
Ouvindo então o rei essas palavras,
ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração
livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou para salvá-lo.
Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram-lhe: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar.
Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.
Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram-lhe: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar.
Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.
Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
Pela manhã, ao romper do dia,
levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões.
E, chegando-se à cova, chamou por
Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia
o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te
dos leões?
Então Daniel falou ao rei: Ó rei,
vive para sempre!
O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
Então o rei muito se alegrou em si
mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e
nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.”
Biblia Sagrada, Daniel 6:1-23
Após 11
anos do seu reinado, Nabucodonosor atacou Jerusalén e prendeu Jeoaquim, levando
o para a Babilônia. Nabucodonosor nomeia Zedequias, tio de Joaquim, rei sobre
Judá e Jerusalém. Jeremias era profeta nessa época. O exército babilônio acaba
queimando o templo, derruba os muros de Jerusalém, queima os palácios e destrói
tudo que havia de valor.
[1] um homem que foi
castrado. Eunuco também pode se
referir às vezes a um homem com deformação genital ou a um homem que pratica
celibato. (respostas bíblicas)
“E os que escaparam da espada levou
para babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do
reino da Pérsia.
Para que se cumprisse a palavra do
Senhor, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados;
todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.
Porém, no primeiro ano de Ciro, rei
da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor pela boca de Jeremias),
despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão
por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O
Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe
edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o
seu povo, o Senhor seu Deus seja com ele, e suba.”
Biblia Sagrada, 2 Crônicas 36:20-23
“A Assíria e a Babilônia foram os
flagelos de Deus, para punir seu ingrato e teimoso povo”.
Chave para a Bíblia, Wifrid John Harrington.
Documentos
mencionados na Biblia que contam a historia dos Reis:
·
Registro
do Profeta Natã (2 Cronicas 9:29)
·
Profecia
de Aías, de Siló (2 Cronicas 9:29)
·
Visões
do Vidente Ido (2 Cronicas 9:29; 12:15; 13:22)
·
Registro
do Profeta Semaías (2 Cronicas 12:15)
·
Livros
dos Reis de Judá e de Israel (2 Cronicas 16:11, 20:34; 21:34; 25:26; 27:7;
28:26; 33:18; 35:27; 36:8) – inclui Visão do Profeta Isaías, Filho de Amoz (2
Cronicas 32:32)
·
Registros
de Jeú, filho de Hanani (2 Cronicas 20:34; 21:34)
·
Comentario
sobre o Livro dos Reis (2 Cronicas 24:27)
·
Livro
das Lamentações (2 Cronicas 35:25)
GUERRAS ARAMAICAS
“Durante dezenove anos (o rei
Acabe/Ahab) enfrenta com grande bravura a constante pressão do arquiinimigo, os
arameus. Eles são um grande povo de mercadores: o que a Fenícia é no mar, são
eles em terra. Seu território corresponde mais ou menos ao da atual Síria e, no
seu apogeu, os reis de Damasco dominam todos os pequenos povos ao seu redor,
aspirando à hegemonia também sobre a Fenícia e a Samaria. A influencia de Arâm
é tão grande que seu idioma aramaico prevalecerá como língua franca do Oriente
até por volta do século VIII da Era Comum, ou seja, quase um milênio e meio
depois de já ter deixado de existir um Estado arameu.”
“Certa vez, acuado pela Samaria mais
forte, o desesperado Assah de Judá chega mesmo a pagar uma elevada soma em ouro
a Ben Haddad, rei de Damasco, para atacá-la e, com isso, aliviar a pressão
sobre Jerusalém, sitiada por seus irmãos samarianos. Ben Haddad aceita o pedido
com prazer e aproveita o embalo para assumir o controle das províncias da
Transjordania pertencentes a Judá, com o que tiveram inicio as malfadadas
Guerras Aramaicas. Só cessaram no ano 732, data em que os assírios tomaram
Damasco e Aram cessou de existir.”
“Em dado momento, Arâm e Samaria
suspendem seus conflitos – as Guerras Aramaicas – que, durante 150 anos
engajaram calamitosamente os reinos de Arâm, Samaria e Judá para enfrentar um
inimigo comum. Uma lápide assíria – hoje no Museu Britânico – contem detalhada
descrição da batalha de Karkar na qual, em 853, uma coalizão de doze reis,
entre eles proeminentemente os de Damasco e da Samaria, enfrentaram juntos o
formidável exercito de Salmanazar III. (...)”
Uma história do povo judeu, Hans Borger
O PROFETA ELIAS
“Então Elias, o tisbita, dos
moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja
face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha
palavra.”
Biblia Sagrada, 1 Reis 17:1
Fonte:
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao2-eemp-1tr13-elias-otisbita.htm
Segundo a Biblia, Deus pede que
Elias se esconda perto do riacho de Querite (leste do rio Jordao), onde seria
alimentado por corvos. Quando o riacho secou, o Senhor novamente lhe transmite
mensagem dizendo que ele vá morar em Sarepta, perto de Sidom, onde uma viúva
lhe daria alimento. Elias cura o filho adoentado da viúva. Após 3 anos de seca,
Deus orienta Elias a se dirigir ao rei Acabe e informar-lhe que haveria chuva.
Elias chama todo o povo de Israel ao Monte Carmelo, e questiona-os sobre
a adoração a Baal.
“Então
disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal
são quatrocentos e cinqüenta homens.
Dêem-se-nos,
pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em
pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei
o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
Então
invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que
o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu,
dizendo: É boa esta palavra.
E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
E
sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes,
porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa
que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
E
sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o
sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.
Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.
E
Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao
qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.
E com
aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rego em redor
do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
Então
armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
E
disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre
a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda:
Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
Sucedeu
que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se
aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel,
manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que
conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então
caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e
ainda lambeu a água que estava no rego.
O que
vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus!
Só o Senhor é Deus!”
Biblia Sagrada, 1 Reis 18:22-39
Biblia Sagrada, 1 Reis 18:22-39
Sendo que Elias matou todos os profetas de Baal no riacho de Quisom. (1
Reis 18: 40)
Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida.
Borger, Hans. Uma história do povo judeu. Vol 1 – de Canaã à Espanha. 1ª Ed, São
Paulo: Ed. Sêfer, 1999.
Harrington, Wifrid John. Chave para a Bíblia: a revelação: a
promessa: a realização. 1a Ed, São Paulo. Ed. Paulinas, 1985
http://www.abiblia.org/ver.php?id=5339. Pesquisa feita em Maio/2018
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao2-eemp-1tr13-elias-otisbita.htm.
Pesquisa feita em maio/2018.
Kardec,
Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Brasilia, FEB, 2013. 131ª Edicao.
https://www.respostas.com.br/o-que-e-eunuco-na-biblia/.
Pesquisa feita em Julho/2018
Atualizado em 21/10/2018
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